Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
30/09/2006 - 18h22

Marco Aurélio explica que luto oficial não altera eleições deste domingo

Publicidade

GABRIELA GUERREIRO
da Folha Online, em Brasília

Apesar de lamentar a queda do avião da Gol com 155 pessoas, o presidente do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), ministro Marco Aurélio Mello, esclareceu neste sábado que o luto oficial de três dias decretado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva não traz mudanças às eleições deste domingo. "É um elemento neutro quanto à manifestação de vontade dos eleitores, pleito e apuração dos votos", disse.

Segundo o presidente do TSE, "a vida continua" e os brasileiros terão que viver o "momento crucial para o Brasil" ao escolherem candidatos para deputado federal, deputado estadual/distrital, senador, governador e presidente da República.

Mello disse que toda a estrutura montada pelo TSE vai funcionar sem percalços neste domingo. O ministro também afirmou que os eleitores terão seus direitos respeitados durante a votação, o que inclui o uso de camisetas nas seções eleitorais --autorizado pelo TSE esta semana. "Não vivemos momento de terror, mas de normalidade", disse.

O ministro esclareceu que o TSE vetou a confecção de camisetas, brindes e bonés, mas permitiu o uso dos acessórios pelos eleitores durante a votação. "Ocorrendo a confecção, o responsável será punido. Mas nós não podemos punir o eleitor que vestir uma camiseta", afirmou.

Leia mais
  • Presidente do TSE afirma que recebeu ameaça de morte e reforçou segurança

    Especial
  • Leia cobertura completa das eleições 2006
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página