Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
02/10/2006 - 03h52

Saiba mais sobre o governador reeleito de Minas

Publicidade

da Folha Online

O governador de Minas Gerais, Aécio Neves , 46, confirmou as pesquisas e foi reeleito, com folga, no primeiro turno. Ele bateu ex-ministro de Direitos Humanos do governo Lula, Nilmário Miranda (PT), 59.

Com a vitória, Aécio conseguiu se eleger pela segunda vez seguida em primeiro turno. Nas eleições de 2002, ele foi eleito com 58% dos votos válidos. A popularidade em Minas põe o tucano como um dos presidenciáveis do partido para a eleição de 2010.

Ao todo, Aécio obteve 7.482.624 77,03 de votos, o que representa 77,03% dos votos válidos do Estado.

História

O governador Aécio Neves nasceu em Belo Horizonte e pertence a uma família de políticos influentes no país. Filho do ex-deputado federal Aécio Ferreira da Cunha e de Inês Maria Neves, é pai de Gabriela, de 13 anos.

Os avós, Tristão da Cunha e Tancredo Neves, foram dois dos mais importantes nomes da política nacional, com atuação decisiva em momentos cruciais da história da República.

Aécio deu os primeiros passos na política aos 22 anos, quando Tancredo Neves o fez seu secretário particular no governo de Minas. A primeira vez que disputou uma eleição foi em 1986. Ganhou as três eleições seguintes e, em 1998, foi o tucano mais votado do Brasil.

Com a experiência de quatro mandatos consecutivos na Câmara Federal, Aécio foi escolhido líder do PSDB na Casa em 1997.

A militância política do governador mineiro remonta à época em que foi presidente da ala jovem do Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB), em Minas, entre 1983 e 1984.

Em 1985, como presidente da Comissão do Ano Internacional da Juventude do Ministério da Educação e Cultura (MEC), viajou a Moscou para representar o Brasil no Congresso Internacional da Juventude. Na Assembléia Nacional Constituinte, cuja Carta foi promulgada em 1988, Aécio foi o autor da emenda que instituiu o direito de voto aos 16 anos.

Especial
  • Leia cobertura completa das eleições 2006
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página