Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
02/10/2006 - 02h00

PFL terá a maior bancada no Senado em 2007

Publicidade

MÁRCIO DINIZ
da Folha Online

O PFL e o PSDB desbancaram o PMDB e serão a maioria no Senado no próximo ano. Os novos senadores assumem seus mandatos de oito anos no dia 1º de fevereiro, que se inicia a 53ª legislatura da Casa.

Os peefelistas foram os que mais cresceram na Casa e passaram dos 16 para 18 senadores, a maior banca. Os pessedebistas seguem logo atrás com 15 vagas. Já os peemedebistas perderam cinco cadeiras e terão apenas 15 no próximo ano legislativo.

O PFL conseguiu eleger Jayme Campos (MT), Eliseu Resende (MG), Rosalba Ciarlini (RN), Raimundo Colombo (SC), Maria do Carmo (SE) ----única reeleita-- e Kátia Abreu (TO). O partido tinha candidato próprio em 14 Estados e no Distrito Federal.

Dos 11 candidatos do PMDB na disputa deste domingo, apenas quatro se elegeram --José Sarney (AP), Joaquim Roriz (DF), Jarbas Vasconcelos (PE) e Pedro Simon (RS). Sarney e Simon disputavam a reeleição.

O PSDB terá a segunda maior bancada no Senado. O partido permanecerá com as 16 vagas que já tinha na Casa. Foram eleitos Marconi Perillo (GO), Mário Couto (PA), Cícero Lucena (PB) e Álvaro Dias (PR), este último candidato a reeleição.

O PT perdeu uma cadeira e terá no próximo ano 11 representantes no Senado. Dos dez candidatos que concorriam nesta eleição, apenas dois conseguiram ser eleitos --Eduardo Suplicy (SP) e Tião Viana (AC), que disputavam a reeleição.



Já o PDT conquistou mais uma vaga no Senado com a eleição de João Durval (BA) e terá agora cinco cadeiras. O PTB manteve os quatro lugares com a vitória de Epitácio Cafeteira (MA), João Claudini (PI) e Mozarildo Cavalcanti (RR).

Com a eleição de Renato Casagrande, o PSB ganhou uma vaga e passará ter três representantes, mesmo número que o PL, que elegeu Alfredo Nascimento (AM).

O PC do B ganhou mais uma vaga com a eleição de Inácio Arruda (CE) e contará com dois representantes no Senado. O PRB que não elegeu nenhum candidato permanecerá com dois.

O ex-presidente Fernando Collor de Mello (PRTB), Expedito Junior (PPS) e Francisco Dornelles (PP) completam a composição do Senado para o próximo ano.

Já o recém-criado PSOL, da senadora Heloísa Helena, ficará sem nenhum representante em 2007.



Leia mais
  • PFL é o partido que mais fez senadores; PSDB fica em 2º
  • Erramos: PFL terá a maior bancada no Senado em 2007

    Especial
  • Leia cobertura completa das eleições 2006
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página