Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
03/10/2006 - 18h20

Fernando Gabeira prevê fusão entre PV e PPS

Publicidade

MONIQUE OLIVEIRA
da Folha Online

O deputado federal reeleito pelo PV-RJ, Fernando Gabeira, disse nesta terça-feira que o PV possui "forte" tendência de estabelecer uma fusão com o PPS. As duas legendas não conseguiram atingir o mínimo 5% dos votos --exigido pela cláusula de barreira-- e perderam representatividade no Congresso em 2007.

Segundo Gabeira, "o partido estuda dois caminhos: a fusão e a federação. A fusão parece mais fácil, já que só depende dos dois partidos envolvidos."

O deputado disse ainda que "a legenda está com uma posição forte de se fundir com o PPS" mas, de acordo com ele, "ainda é preciso conversar com o PSOL, o PTB e outros partidos que também não conseguiram ultrapassar a cláusula."

Já os deputados do PSOL, João Batista Babá (estadual) e Maria José da Conceição Maninha (federal) disseram à Folha que a legenda não prevê a fusão com outros partidos.

Embora a fusão estabeleça a criação de um partido único, as instituições terão garantia da independência de seus programas de governo.

Além do PV e PPS, PC do B, PSOL, PTB, PL, PSC, Prona e PTC não ultrapassaram a cláusula e, portanto, não terão direito a recursos do Fundo Partidário, além de perder o tempo destinado a propaganda eleitoral gratuita na TV.

Segundo turno

De acordo com Gabeira, possivelmente o PV terá um posicionamento "neutro" em relação ao apoio, para o segundo turno, aos candidatos à Presidência Geraldo Alckmin (PSDB) e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, candidato à reeleição pelo PT.

"Eu sempre tive uma posição autônoma em relação a governos e farei uma oposição saudável a qualquer um deles", afirmou.

Leia mais
  • Confira os deputados federais eleitos pelo Rio de Janeiro

    Especial
  • Leia cobertura completa das eleições 2006
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página