Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
04/10/2006 - 20h57

Mott diz que Clodovil é a esperança dos homossexuais

Publicidade

LUIZ FRANCISCO
da Agência Folha, em Salvador

Em carta encaminhada ao deputado eleito Clodovil Hernandes (PTC-SP), 69, o GGB (Grupo Gay da Bahia) disse que o estilista é a "grande esperança de mais de 20 milhões de brasileiros homossexuais" e pediu a sua presença na Frente Parlamentar Mista pela Livre Expressão Sexual, criada em outubro de 2003 e que conta, entre outros parlamentares, com o apoio do deputado Fernando Gabeira (PV-RJ).

Assinado pelo antropólogo Luiz Mott, 60, um dos fundadores do GGB, o texto diz que os 493.951 votos obtidos pelo estilista --um dos três deputados mais bem votados em São Paulo-- são "um marco importantíssimo na história homossexual do Brasil", porque Clodovil "é o primeiro gay assumido a ocupar cargo tão fundamental".

Em seguida, Mott fala da luta que algumas entidades vêm fazendo em defesa dos direitos dos homossexuais, "desde a década de 70".

"Um bando de devotados gays e lésbicas assumidos vem lutando incansavelmente, já contabilizando importantes vitórias, para garantir aos amantes do mesmo sexo, inclusive aos transgêneros e efeminados, os mesmos direitos dos demais cidadãos", escreveu Mott, professor aposentado da UFBa (Universidade Federal da Bahia).

Para enaltecer o estilista, Luiz Mott cita personalidades históricas que, segundo o GGB, teriam sido homossexuais. "Apesar de discordarmos de algumas declarações suas contra o casamento gay, contra as paradas, contra os parlamentares simpatizantes, agora, como deputado, querendo ou não, você é uma grande esperança para os homossexuais que ainda continuam presos no armário, com vergonha de ser o que há tantos anos, você e eu temos orgulho de ser, como você disse, da mesma estirpe de Michelângelo, Leonardo da Vinci [artistas italianos], Federico García Lorca [poeta espanhol] e Santos Dumont [inventor do avião], por exemplo."

Ao final, o GGB solicita que o deputados eleito mantenha diálogo com os homossexuais. "Vamos lutar pelo que temos em comum. Queremos ter orgulho de você. Afinal, todos somos filhos de Deus e nascemos para brilhar". Procurado pela Folha, Clodovil Hernandes, através de sua assessoria, informou que sentiu um mal-estar após o almoço e somente falaria sobre a carta do GGB amanhã.

Especial
  • Leia cobertura completa das eleições 2006
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página