Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
06/10/2000 - 03h32

Micropartidos conseguem eleger mais prefeitos

Publicidade

da Folha de S.Paulo

O número de partidos que elegeram pelo menos um prefeito cresceu nas eleições do último domingo em relação ao pleito de 96. Há quatro anos, 23 partidos ganharam alguma eleição municipal. Neste ano, são 24.

O único partido que elegeu prefeito em 96 e deixou de eleger agora foi o Prona, de Enéas Carneiro. Já na eleição de 1º de outubro, dois partidos elegeram seus primeiros prefeitos: o PRN e o PAN.

Entre os partidos com menos de cem prefeitos, os chamados "nanicos", alguns despontaram nessa eleição. Foi o caso do PT do B, que pulou de quatro para seis prefeitos, do PSDC, que quadruplicou suas duas prefeituras, e do PHS, que tinha apenas um prefeito e elegeu seis no último domingo.

"Não chame o PHS de nanico. Depois dessas eleições, somos emergentes", define com bom humor o presidente do partido, Paulo Roberto Matos.

Cinco partidos que disputaram o pleito de domingo não conseguiram eleger nenhum prefeito. Um deles, o PC do B, ainda pode conquistar Fortaleza, onde o deputado Inácio Arruda irá disputar o segundo turno.

Clique aqui para ler mais sobre política na Folha Online.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página