Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
06/10/2006 - 20h52

No Maranhão, pedetista diz que está mais próximo de Lula

Publicidade

SÍLVIA FREIRE
da Agência Folha

O candidato Jackson Lago (PDT), que disputa o governo do Maranhão com Roseana Sarney (PFL), disse hoje que a tendência dele é apoiar a candidatura à reeleição do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), mesmo com a declaração de apoio dele à sua adversária.

Lula obteve no Estado 75,5% dos votos válidos no primeiro turno. Alckmin teve 18,81%.

Lago, no entanto, disse que só se definirá sobre quem irá apoiar na eleição para presidente depois que a executiva nacional do PDT decidir sua posição para o segundo turno.

"A possibilidade maior é de apoiar Lula. Nosso grupo político no Estado tem muito apoio de organizações de base popular, sindicatos. O caminho mais natural seria Lula", disse.

Hoje, Lago negou que tivesse declarado apoio ao candidato à Presidência pelo PSDB, Geraldo Alckmin, em resposta ao apoio de Lula à pefelista.

Na quarta-feira, o PSDB-MA oficializou apoio ao pedetista.

Ontem, foi a vez de a executiva do PT no Maranhão declarar voto a Lago, desde que ele apóie a reeleição de Lula. Em entrevista a rádios do Nordeste, hoje, Lula declarou publicamente o apoio a Roseana.

"A Roseana Sarney é uma mulher que pode fazer pelo Maranhão muito mais coisa com solidariedade com o governo federal. (...) Então eu vou, sem nenhum problema, pedir voto para Roseana Sarney. Ela teve a coragem de pedir voto para mim, contra a vontade do partido dela", disse Lula em um trecho da entrevista.

A deputada federal Terezinha Fernandes (PT-MA) disse hoje que não há "nenhuma possibilidade" de o PT-MA apoiar a candidatura de Roseana e que a declaração de Lula causa constrangimento ao partido no Estado. O PT sempre foi adversário político da família Sarney no Maranhão.

O deputado Domingos Dutra, presidente do PT-MA, disse que o partido vai continuar fazendo campanha para Lula, apesar do constrangimento criado pelo presidente.

Com THIAGO GUIMARÃES

Especial
  • Leia a cobertura especial das eleições 2006
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página