Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
17/10/2006 - 18h29

PSDB diz que Lula privatizou linhas de transmissão e estradas

Publicidade

ANDREZA MATAIS
da Folha Online, em Brasília

A liderança do PSDB na Câmara divulgou hoje levantamento indicando que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva promoveu privatizações no seu governo. O estudo aponta que a maior parte das privatizações são do setor de energia.

No total, Lula assinou oito decretos que tratam da venda de 60 linhas de transmissão dos sistemas Norte, Nordeste, Sudeste, Sul e Centro-Oeste dentro do Programa Nacional de Desestatização.

A liderança do PSDB também informa que o governo privatizou trechos de rodovias federais nos Estados do Mato Grosso, Pará, Rio de Janeiro e Espírito Santo.

Para o líder do PSDB na Câmara, deputado Jutahy Magalhães (BA), o estudo demonstra incoerência no discurso do PT contrário a privatização.

"Fica evidenciado a falta de coerência no discurso praticado pelo presidente Lula e por parlamentares do PT à medida em que adotam as mesmas práticas que recriminam na mídia falada e escrita, acerca do tema privatização", disse.

Em nota, a liderança defende as privatizações do sistema de telecomunicações "que permitiram a população de baixa renda acesso à telefonia celular" e da Companhia Vale do Rio Doce. "Se a companhia é a maior produtora e exportadora de minério e ferro do mundo, deve-se à privatização da empresa", afirma.

Outro lado

O líder do PT na Câmara, deputado Henrique Fontana (RS), negou que o governo tenha promovido privatizações no setor elétrico.

Segundo Fontana, neste caso foram dadas concessões para que empresas construíssem as linhas de transmissão e depois explorassem os serviços por um determinado tempo. "É diferente de colocar hidrelétricas para vender . O que fizemos não é privatização. A pessoa recebe uma concessão para fazer a obra e não para comprar algo que já está pronto", disse.

Fontana rebateu os argumentos do PSDB de que a privatização da Vale do Rio Doce foi correta. "A empresa sob gestão pública poderia dar lucros iguais e até superiores aos que dá hoje. Esse dinheiro poderia estar sendo reinvestido em obras e ações de interesse público ao invés de estar sendo remetido para o exterior", afirmou.

Para o líder petista, o discurso dos tucanos revela que eles decidiram assumir que defendem a privatização. "Acho bom que eles, depois de uma semana tentando convencer a opinião pública, assumam que defendem a privatização", disse.

Especial
  • Leia cobertura completa das eleições 2006
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página