Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
18/10/2006 - 12h58

Índios ocupam instalação da Vale do Rio Doce no Pará

Publicidade

da Folha Online

Cerca de 150 índios Xikrin invadiram ontem uma instalação da Companhia Vale do Rio Doce, em Carajás, no Pará. A Vale classificou a invasão de "violenta" e comunicou que não tinha informações sobre o motivo da ação, mas que suspeitava de que os índios querem pressionar pelo aumento dos repasses financeiros para a comunidade local.

Em comunicado à imprensa, a empresa afirmou que vai utilizar de "todos os meios legais" para desalojar os índios, inclusive com medidas judiciais "de ordem criminal". Também informou que paga R$ 9 milhões anualmente para a tribo "cumprindo acordo celebrado com a comunidade Xikrin, em junho deste ano".

Não é a primeira vez que os Xikrin ocupam o chamado "Núcleo Urbano de Carajás" para pressionar a companhia. Em novembro de 2005, cerca de 280 índios da comunidade invadiram essa instalação para pedir pelo aumento dos benefícios que a companhia repassava para a tribo.

Na nota, a Vale ainda ameaça cancelar o repasse dos recursos: "a invasão poderá gerar, ainda, o cancelamento do convênio mantido com a comunidade".

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre a Vale do Rio Doce
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página