Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
18/10/2006 - 13h45

Disputa nacional gera polêmica no PP; PL apóia Lula e Olívio Dutra

Publicidade

da Folha Online

A disputa nacional provocou uma racha do PP do Rio Grande do Sul com a direção nacional. Enquanto integrantes da Executiva nacional apoiaram a reeleição do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), o diretório gaúcho divulgou uma nota de repúdio e declarou estar aliado aos tucanos na eleição federal e estadual.

No Rio Grande do Sul, a disputa estadual está polarizada entre a Yeda Crusius (PSDB) e Olívio Dutra (PT).

O presidente do PP-RS, o deputado federal Francisco Turra, disse que o presidente do PP Nacional, deputado Nélio Dias, e do líder da legenda na Câmara, deputado Mário Negromonte, que declaram apoio a Lula, estavam "desautorizados" a falar "institucionalmente" sobre o assunto já que anteriormente o partido havia decidido ficar "neutro" na eleição presidencial.

Turra, em comunicado postado no site do partido, fala em "traição da Direção Nacional" e que o diretório gaúcho está empenhado "para tentar mudar o caráter fisiologista que tem caracterizado o partido em nível nacional". A Executiva Nacional do PP ainda não se manifestou oficialmente sobre a posição dos gaúchos.

O apoio ao presidenciável Geraldo Alckmin (PSDB) ou Luiz Inácio Lula da Silva (PT) gerou polêmica nesta semana entre os integrantes do PP. Enquanto a direção nacional fala que a "maioria" da legenda está ao lado de Lula, os gaúchos afirmam que a legenda, na verdade, ficou rachada ao meio entre as duas candidaturas.

Ontem, o PL gaúcho fez uma manifestação para declarar apoio às candidaturas de Lula e de Dutra no Estado. PP e PL fazem parte da base aliada do governo no Congresso.

Também houve disputa em outro partido da base aliada do governo, o PTB, por causa da disputa nacional. Enquanto o presidente nacional, o ex-deputado Roberto Jefferson (RJ), disse que "90%" da legenda apoiava a candidatura de Alckmin, o líder do PTB na Câmara, deputado José Múcio Monteiro (PE), disse que havia um "racha" entre os diretórios estaduais.

Leia mais
  • Líderes da Força Sindical declaram apoio a Alckmin
  • Dinheiro deve ter saído do PT, diz relatório

    Especial
  • Leia cobertura completa das eleições 2006
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página