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26/10/2006 - 20h42

Na reta final, PT resgata o vermelho no Ceará

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KAMILA FERNANDES
da Agência Folha, em Fortaleza

Carros e cruzamentos em Fortaleza foram tomados por adesivos e bandeiras vermelhas, com estrelas brancas, o nome do PT e o número 13 nesta reta final do segundo turno, numa retomada da simbologia petista para alavancar a votação de Lula à Presidência.

A reviravolta vermelha é exatamente o inverso do aconteceu no primeiro turno, mesmo em Fortaleza, cidade administrada por uma petista, quando quase não eram vistos nem sequer adesivos em favor de Lula nos carros, e os que existiam eram apenas os produzidos pela campanha nacional, com um fundo azul e uma discreta menção ao partido.

O material cearense pró-Lula de agora foi baseado na campanha vitoriosa à Prefeitura de Fortaleza de Luizianne Lins, em 2004, que, mesmo sem o apoio da cúpula nacional do partido, insistiu no vermelho e na estrela para reforçar seus vínculos partidários.

Com a volta dos símbolos petista, voltaram às ruas também os militantes espontâneos, que no primeiro turno não se mobilizaram tanto.

"A intenção foi realmente retomar o caráter simbólico do PT, que estava muito diluído, depois de tantas denúncias" disse Francisco Pinheiro, eleito vice-governador do Estado na chapa de Cid Gomes (PSB). "O partido sairá mais fortalecido depois dessa campanha."

A iniciativa do vermelho foi da própria Luizianne, que costuma usar roupas dessa cor e bijuterias em formato de estrela, inclusive um piercing no nariz. Antes rejeitada pelo partido, agora a prefeita é a coordenadora da campanha de Lula no Nordeste e tem percorrido o país como puxadora de votos para ele.

Mais do que conseguir uma grande votação para Lula --que, no Ceará, chegou a 71,22% dos votos, e em Fortaleza, a 67,54%--, a idéia de fortalecer a imagem do partido é também com vistas a 2008, quando Luizianne deverá tentar a reeleição.

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