Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
27/10/2006 - 11h07

Lula diz que não espera "golpe baixo" da oposição até domingo

Publicidade

GABRIELA GUERREIRO
da Folha Online, em Brasília

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse nesta sexta-feira que não espera nenhum "golpe baixo" da oposição às vésperas do segundo turno na tentativa de reverter a vantagem do candidato petista nas pesquisas de intenção de voto. Lula também disse não acreditar em nenhuma estratégia a ser utilizada na noite de hoje pelo candidato Geraldo Alckmin (PSDB), no debate que será realizado pela TV Globo, para prejudicar sua candidatura à reeleição.

"Acho que não há espaço para isso. Acho que o povo brasileiro está consciente do que está acontecendo na política nacional. As pessoas vão percebendo o que é verdade e o que não é. O povo amadureceu muito", disse.

Segundo Lula, mesmo as pessoas mais humildes não podem ser "manipuladas" por falsas informações. "Tenho recebido milhares de cartas de pessoas mais humildes desse país e o conteúdo dessas cartas é de uma força tão grande que não acho que essas pessoas possam ser manipuladas. As pessoas aprenderam, se conscientizaram", enfatizou.

Debate

Lula viaja na tarde de hoje para o Rio de Janeiro, onde participa à noite do debate na TV Globo. O presidente tem apenas agenda interna e pretende passar o dia reunido com assessores se preparando para o embate com Alckmin. Esta manhã, Lula foi recebido por cerca de 300 militantes na porta do Palácio da Alvorada para a comemoração do seu aniversário de 61 anos.

O presidente ainda não decidiu se, depois de votar em São Bernardo do Campo (SP) no domingo, retorna a Brasília ou espera o resultado da votação em São Paulo. O ministro Márcio Thomaz Bastos (Justiça) defendeu que Lula retorne a Brasília para acompanhar do Palácio da Alvorada a apuração. "Ele é presidente da República, deve vir para cá", afirmou.

Outros assessores de Lula, no entanto, defendem que o presidente fique em São Paulo e participe da festa que está sendo organizada pela militância do PT na avenida Paulista, já na expectativa da vitória.

Especial
  • Leia cobertura completa das eleições 2006
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página