Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
01/11/2006 - 15h09

Fidel parabeniza Lula por reeleição em mensagem no jornal do governo

Publicidade

da Folha Online

O ditador cubano Fidel Castro parabenizou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) pela reeleição em uma mensagem publicada na capa da edição desta quarta-feira do jornal oficial do governo "Granma"

"Eu nunca tive a menor dúvida de que sua vitória seria o melhor para a América Latina e para o Brasil. Por este motivo, fico feliz em cumprimentá-lo pela sua vitória", diz a mensagem assinada pelo líder cubano, que está afastado do poder desde julho, após passar por uma cirurgia no intestino.

Lula recebeu os cumprimentos de diversos líderes mundiais. Segundo o ministro Celso Amorim (Relações Exteriores), telefonaram para o petista figuras como os presidentes George W. Bush (Estados Unidos), Hugo Chávez (Venezuela), Vicente Fox (México), Tabaré Vázquez (Uruguai) e Néstor Kirchner (Argentina) e os primeiros-ministros Tony Blair (Reino Unido) e José Luís Zapatero (Espanha).

Em tom de brincadeira, Bush pediu ajuda a Lula para se reeleger nos Estados Unidos. "Você teve vitória espetacular. Tem que me dar um pouco do seu know-how".

Por sua vez, o líder venezuelano, que é um grande aliado de Fidel, louvou a "sábia decisão" da população brasileira. "Ofereceremos aplausos a Lula e parabenizamos o povo do Brasil pela sábia decisão de reeleger, com outros 60% de votos, este grande irmão, amigo, companheiro socialista e líder operário."

Com agências internacionais

Especial
  • Leia a cobertura especial das eleições 2006
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página