Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
06/11/2006 - 20h36

CPI quer investigar ligações entre Berzoini e empresa de Freud

Publicidade

GABRIELA GUERREIRO
da Folha Online, em Brasília

Integrantes da CPI dos Sanguessugas querem analisar as ligações identificadas pela Polícia Federal entre o deputado Ricardo Berzoini (SP), presidente licenciado do PT, e a Caso Sistemas de Segurança --empresa que pertence a Freud Godoy, ex-assessor especial do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, e sua mulher, Simone Godoy. Freud e Berzoini são acusados de envolvimento com a tentativa de compra de um dossiê que incriminaria políticos tucanos.

O deputado Fernando Gabeira (PV-RJ), sub-relator da CPI, disse que a comissão deve aprofundar as investigações sobre a denúncia. "Entre os documentos que chegaram à CPI, não constam a quebra de sigilo do Berzoini e da Caso. Eu tenho a impressão que esses documentos não existem na CPI a ponto de confirmar essas ligações", disse.

Gabeira considerou, no entanto, ser precipitado emitir qualquer juízo de valor a respeito das ligações entre Berzoini e a empresa de Freud. "O advogado do Berzoini já disse que o PT tinha um contrato de segurança com a empresa. Não dá para dizer nada ainda", afirmou o deputado.

Segundo a PF, o fato de Berzoini e Freud terem se falado no período em que a compra do dossiê foi tramada não significa necessariamente comprovação de envolvimento do petista no dossiegate. Para a PF, por enquanto, a descoberta tem mais relevância política do que investigativa.

O líder do PSDB no Senado, Arthur Virgílio (AM), defendeu que a CPI amplie as investigações sobre a denúncia. "Tudo leva a crer que o Freud está mais do que envolvido. Temos que aprofundar as investigações. Quem é o Freud, senão o reflexo do Lula", questionou Virgílio.

Segundo a PF, as quebras de sigilo da Caso registram várias ligações do telefone da empresa com o escritório de Berzoini. Em setembro, quando a compra do dossiê teria sido negociada, a PF identificou pelo menos 32 ligações entre a Caso e o escritório de Berzoini.

Leia mais
  • Entenda o caso do dossiê
  • Saiba mais sobre o dossiê

    Especial
  • Leia cobertura sobre a máfia sanguessuga
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página