Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
13/11/2006 - 21h26

"Petismo" deve prevalecer sobre "lulismo", diz dirigente do PT

Publicidade

FELIPE NEVES
da Folha Online

O secretário de relações internacionais do diretório nacional do PT, Valter Pomar, demonstrou nesta segunda-feira preocupação com o futuro do partido e com o fenômeno do "lulismo". "O elemento que tem que ser priorizado é o petismo", disse.

Com o termo "lulismo", Pomar se referia ao carisma do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e ao fato de esse carisma ser capaz de angariar votos, independentemente da filiação partidária e ideológica.

Apesar de reconhecer que "o casamento entre lulismo e petismo" foi fundamental para os bons resultados nas eleições de 2002 e de outubro, Pomar alertou para a necessidade de o partido e de seus projetos para o país prevalecerem sobre a figura de uma única pessoa, mesmo que esta seja uma legítima representante da esquerda --como é, na opinião de Pomar, o presidente Lula. Ele apontou esse como um dos desafios do PT para os próximos anos.

Em seu discurso, para cerca de 200 militantes petistas, Pomar também falou sobre os "erros" do partido. Para ele, é o momento de abrir o olho porque "a água bateu na bunda" e o povo dificilmente dará uma nova chance ao PT.

Neste sentido, ele defendeu que o partido não pode adiar mais o debate sobre a reformulação interna e sobre as medidas que podem ser tomadas para evitar que episódios como o do "valerioduto" voltem a se repetir. "A vitória [de Lula] não apaga os erros que nós cometemos", disse.

O petista disse ainda que existem algumas brigas que o partido deve encarar de frente. Ele deu como exemplo a estremecida relação do PT e do governo com a imprensa. "Do que adiantou três anos e meio de convivência subalterna e passiva com os grandes meios de comunicação?"

Pomar participou de um debate promovido pela secretaria de formação política do diretório paulista do PT.

Especial
  • Leia a cobertura completa sobre a preparação do segundo mandato de Lula
  • Leia cobertura completa das eleições 2006
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página