Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
14/11/2006 - 17h18

Coligação pede cancelamento de registro de rival por verticalização

Publicidade

da Folha Online

A coligação "União Amapá Forte (PC do B-PT-PL) entrou com representação no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) contra a rival "Construindo um Amapá Melhor" (PSL-PHS-PTC-PRP), que teria descumprido a regra da verticalização nas últimas eleições. A regra impede partidos adversários na eleição à Presidência de se aliarem nos Estados.

Na representação, a "União Amapá Forte" pede o cancelamento do registro da coligação rival, já que, argumenta, o PSL e o PRP lançaram candidato à Presidência e que, portanto, não poderiam se coligar a outros partidos para as eleições tanto para cargos majoritários (governador) quanto proporcionais (deputados federal e estadual).

O pedido da coligação também se dirige contra decisão do TRE do Amapá, que manteve a "Construção um Amapá Melhor" apesar de "pré-questionamentos" levantados pela "Amapá Forte", pelo diretório estadual do PCB e pelo PSC.

A "União Amapá Forte" ainda solicita a recontagem do cálculo de distribuição dos votos válidos no Estado e conta com isso eleger mais um deputado estadual.

O ministro José Delgado, relator da representação, determinou que a coligação "Amapá Melhor" seja citada para apresentar defesa, e que o presidente do TRE do Amapá seja notificado para prestar esclarecimentos.

Especial
  • Leia a cobertura especial das eleições 2006
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página