Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
16/11/2006 - 11h52

CPI precisa votar 206 requerimentos até 19 de dezembro

Publicidade

da Folha Online

A CPI dos Sanguessugas tem uma "fila" de 206 requerimentos para votar até o dia 19 de dezembro, prazo para a entrega do relatório final. Nos requerimentos, os parlamentares pedem informações a órgãos públicos ou solicitam novos depoimentos. Apesar de alguns integrantes pedirem a prorrogação do prazo, ainda não há uma decisão definitiva sobre essa demanda.

Anteontem, por falta de quórum, a comissão cancelou uma reunião administrativa para votar alguns desses requerimentos de quebra de sigilos e de convocação para depoimentos.

"Estamos trabalhando continuamente e concluiremos o trabalho da melhor forma dentro do prazo estabelecido. Nós realizamos o objetivo, muito mais do que se imaginava, quando se criou a CPI, que era investigar o envolvimento de parlamentares com a compra superfaturada de ambulâncias", disse o senador Amir Lando (PMDB-RO), relator da CPI.

Já o Conselho de Ética da Câmara teria que ouvir, em tese, 300 testemunhas até o final deste ano, em razão dos processos contra 67 deputados acusados de envolvimento no esquema dos sanguessugas.

Como a maioria desses parlamentares acusados não se reelegeu, os processos devem continuar no próximo ano somente para cinco: João Magalhães (PMDB-MG), Marcondes Gadelha (PSB-PB), Pedro Henry (PP-MT), Wellington Fagundes (PL-MT) e Wellington Roberto (PL-PB).

"Aqueles que erraram precisam ser punidos, mas os que não fizeram nada precisam ser absolvidos e ter os processos arquivados. As provas na maioria das vezes são insuficientes. Temos pressa e precisamos dar satisfação à sociedade. Aqui não haverá pizza", prometeu o presidente do Conselho, deputado Ricardo Izar (PTB-SP).

Com Agência Brasil

Especial
  • Leia cobertura completa sobre a máfia dos sanguessugas
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página