Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
16/11/2006 - 13h51

Decisão tomada pelo próprio PMDB pode tirar do partido Presidência da Câmara

Publicidade

ANDREZA MATAIS
da Folha Online, em Brasília

Uma decisão tomada pelo PMDB há treze anos pode fazer com que o partido perca a Presidência da Câmara, embora tenha a maior bancada.

Foram os peemedebistas Ibsen Pinheiro (RS) e Michel Temer (SP), quando respondiam pelo comando da Casa, que permitiram que qualquer parlamentar pudesse disputar a Presidência da Câmara, independentemente do partido a que pertençam.

O ato da Mesa foi assinado por Ibsen em 1993 e corroborado na gestão de Temer, em 1997.

A medida foi tomada para permitir que o deputado Inocêncio Oliveira (PL-PE), que na época pertencia ao PFL, pudesse se tornar o presidente da Câmara. Inocêncio tinha apoio da maioria dos parlamentares, mas não respaldo constitucional para chegar ao cargo.

O artigo 58, parágrafo 1º da Constituição determina que o maior partido tem direito a Presidência da Câmara. Como não era o caso do PFL, Ibsen assinou um decreto permitindo a todos os parlamentares o direito de disputar a vaga, o que resultou na eleição de Inocêncio.

Anos depois, no mandato de Temer (97/98), o ato da Mesa foi questionado, mas Temer decidiu manter a posição de Ibsen. A decisão pode prejudicar o partido hoje, pois se não tivesse sido tomada, o PMDB --que tem a maior bancada-- teria o direito de ocupar a Presidência, sem precisar disputar a vaga.

PC do B na disputa

A medida de Ibsen e Temer abriu caminho ainda para que deputados de pequenos partidos, como o atual presidente da Câmara, Aldo Rebelo (PC do B-SP), disputassem o cargo. Aldo é o preferido do presidente Luiz Inácio Lula da Silva para continuar a frente da Câmara e pode se valer desta brecha para permanecer no cargo.

A regra vale apenas para o comando da Câmara. Os demais cargos da Mesa só podem ser disputados por parlamentares do mesmo partido. Ou seja, se o PT escolher a primeira vice-presidência, só parlamentares do PT podem concorrer ao cargo.

Leia mais
  • Disputa pelo comando da Câmara pode azedar relação de Lula com PMDB

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre a presidência da Câmara
  • Leia a cobertura completa sobre a preparação do segundo mandato de Lula
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página