Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
09/10/2000 - 18h18

Marta Suplicy encontra Temer e Erundina e recebe apoio

Publicidade

LEONARDO FUHRMANN
da Folha Online

Marta Suplicy (PT), que disputa o segundo turno da eleição municipal contra Paulo Maluf (PPB), se encontrou na tarde de hoje com o presidente da Câmara dos Deputados, Michel Temer (PMDB-SP).

O encontro foi coordenado pela deputada federal Luiza Erundina (PSB-SP), que perdeu a eleição no primeiro turno e, assim que foi divulgado o resultado das eleições, passou a apoiar a candidata petista.

Temer manifestou o seu apoio pessoal à candidata e afirmou que trará também o apoio da bancada federal do partido. O presidente da Câmara não participou ativamente da campanha no primeiro turno _fez apenas uma visita com o candidato Romeu Tuma (PFL) à região da rua 25 de Março, reduto do pefelista. Temer preferia que o PMDB apoiasse Luiza Erundina, e não Tuma (PFL), como ficou acertado.

Acompanhada do presidente do diretório municipal do PT, Ricardo Berzoini, do deputado federal José Genoíno (PT-SP), e do coordenador de sua campanha_ Rui Falcão_, Marta destacou a importância dos apoios que está recebendo.

"Nunca um candidato teve tantos apoios em São Paulo como estou tendo. Maluf está isolado e foi abandonado até por colaboradores de décadas", disse Marta.

Estranho no Ninho

Sem participar da coletiva em que Temer manifestava o apoio a Marta, o deputado federal José Ferreira do Nascimento (PMDB-SP), o Zé Índio, estava presente na reunião.

Ele afirmou que iria seguir a liderança do presidente da Câmara e apoiaria a candidata petista, se assim fosse decidido por Temer.

Zé Índio foi vereador durante a gestão de Maluf na prefeitura e fazia parte da base de sustentação do ex-prefeito. Ele controlava politicamente a Administração Regional da Mooca.

PT Vermelho

A candidata foi irônica ao responder ao candidato pepebista, que falou que o PT dela não era rosa (light), mas vermelho. "Por mim está ótimo, eu adoro a cor vemelha."

Marta manteve a postura de dizer que não responderá aos ataques do adversário. "Ele pirou. Com essa postura vai acabar perdendo os eleitores que tem."

Erundina, que se colocou à disposição da candidata para a campanha e para uma eventual administração, disse que esta eleição está virando uma página na história política da cidade. "Os paulistanos estão cansados do malufismo, da corrupção e da imoralidade."

As propostas feitas por ela, municipalização da segurança, subprefeituras autônomas e educação período integral, deverão ser incorporadas ao programa de governo petista. A municipalização da segurança foi defendida também por Temer, que garantiu que a proposta contará com seu apoio na Câmara.

Erundina apresentou uma proposta de emenda constitucional que dá a possibilidade das prefeituras de cidades com mais de 500 mil habitantes de assumirem a gestão da segurança pública.

A deputada lembrou que a candidata petista fez parte do governo dela e que não haveria qualquer constrangimento na reciprocidade. "Ela fez o programa de educação sexual nas escolas", recordou.


  • Maluf evita comentar apoio de Temer à candidato petista


  • Veja mais pesquisas na página do Datafolha na Folha Online

  • Leia mais no especial Eleições Online.

    Clique aqui para ler mais sobre política na Folha Online.
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página