Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
23/11/2006 - 12h09

Governadores discutem lista de reivindicações para reunião de hoje com Lula

Publicidade

ANDREZA MATAIS
da Folha Online, em Brasília

Os governadores de 12 Estados estão reunidos para definir uma pré-agenda que será apresentada ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva durante almoço nesta quinta-feira em um hotel em Brasília. Sob a coordenação dos governadores eleitos Jaques Wagner (BA), Marcelo Déda (SE) e Wellington Dias (PI), todos do PT, os participantes do encontro apresentarão uma série de sugestões para serem encaminhadas à União. De acordo com eles, as propostas atendem a todos os Estados.

Participam da reunião não apenas governadores de partidos aliados, como também de legendas oposicionistas. Estão presentes além dos três petistas, os governadores Ivo Cassol (MD-RO), Paulo Hartung (PMDB-ES), Cid Gomes (PSB-CE), Binho Marques (PT-AC), Eduardo Braga (PMDB-AM), Ana Júlia Carepa (PT-PA), Blairo Maggi (MD-MT), Marcelo Miranda (PMDB-TO) e Wilma Faria (PSB-RN).

Cassol indicou que a pauta será econômica. "Os Estados já não agüentam mais. Rondônia, em particular, vem sendo muito penalizado."

Ele defende que a União repasse parte da arrecadação da CPMF para os Estados, principalmente os do Norte e Nordeste do país.

Já Hartung defende que a conversa com Lula seja mais diplomática e política neste momento. "É como se fosse um rito de passagem, como dizem os psicanalistas. É preciso reunir todos os governadores para uma conversa e faz todo o sentido que inicialmente sejam os aliados."

O governador defendeu ainda a reforma da Previdência como uma medida "urgente" a ser tomada.

A estimativa é que mais governadores cheguem a Brasília para a reunião com o presidente Lula à tarde. A previsão é de um total de 17 governadores, entre eles o do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral (PMDB), eleito em outubro.

Leia mais
  • Opção por Benedita pode afastar Cabral de Garotinho
  • Ministério Público quer investigar Thomaz Bastos
  • PF prende suspeitos por fraude de R$ 1 bi em 5 Estados e no DF
  • CPI usa ligações e vídeo para rebater versão de ex-petistas

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre operações da PF
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página