Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
23/11/2006 - 13h11

Tarso diz que depende do PTB participar do governo de coalizão de Lula

Publicidade

ANDREZA MATAIS
da Folha Online, em Brasília

O ministro Tarso Genro (Relações Institucionais) disse nesta quinta-feira que a participação do PTB na chamada coalizão política que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva pretende montar para o segundo mandato depende do partido. Segundo ele, o PTB não definiu ainda em que campo atuará --oposição ou base governista-- nos próximos quatro anos

"Para que isso ocorresse [convite para participar da coalizão política], deveria ter uma decisão do partido", afirmou Tarso.

O ministro admitiu, entretanto, que o PTB acenou com o apoio na Câmara de 20 dos 22 deputados.

Tarso evitou relacionar a falta de convite para a coalizão ao presidente do partido, Roberto Jefferson (PTB-RJ), que orientou o PTB a ficar de fora da base de apoio. "Ele [Jefferson] é uma questão do PTB."

O PTB formalizou nesta quinta-feira o apoio do partido ao segundo mandato do presidente Luiz Inácio Lula da Silva sem receber apoio para participar da coalizão política. Ou seja, o partido se compromete a apoiar a votação dos projetos de interesse do governo no Congresso, mas não negociou ainda o tamanho de sua participação no primeiro escalão. Hoje, o PTB tem um ministro --Walfrido Mares Guia, do Turismo-- no governo.

O líder do PTB na Câmara, deputado José Múcio (PE), disse que a legenda vai apoiar o presidente no Congresso sem negociar cargos no governo.

"Vamos apoiar o governo sem pedir nada em troca. Nós já ajudamos o governo no primeiro mandato, temos um ministro no governo [Walfrido Mares Guia, do Turismo]. Não temos que negociar, mas dizer que estamos em sua base dispostos a ajudar", disse Múcio.

Leia mais
  • Erramos: Tarso diz que depende do PTB participar do governo de coalizão de Lula

    Especial
  • Leia a cobertura completa sobre a preparação do segundo mandato de Lula
  • Leia cobertura completa das eleições 2006
  • Leia cobertura sobre a máfia sanguessuga
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página