Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
10/10/2000 - 03h17

Marta recebe apoio de PTB e ajuda de Erundina e Temer

Publicidade

da Folha de S.Paulo

O PTB declarou na segunda (09) apoio à candidata do PT à prefeitura paulistana, Marta Suplicy, no segundo turno da eleição municipal.

No primeiro turno, o partido se coligou ao tucano Geraldo Alckmin, indicando seu candidato a vice, Campos Machado.

Em nota divulgada na segunda, o PTB diz que, apesar de declarar apoio a Marta, fará oposição a seu eventual governo.

"Mantendo a postura de adversário do PT e assumindo condição de oposição, mas fiel aos seus princípios, que incluem o aperfeiçoamento da conduta ética na administração pública, o PTB recomenda a seus filiados e eleitores o voto em Marta", afirma a nota.

Campos Machado diz que o partido não tem intenção de subir no palanque da candidata.

"Não há necessidade, mesmo porque continuamos a ter profundas divergências políticas e históricas. Mas nosso apoio é efetivo, estamos firmemente recomendando o voto a nossos 200 mil filiados na cidade", afirma.

Machado disse ainda que não vê contradição entre o apoio e o fato de ter criticado Marta durante o primeiro turno, por causa de seu projeto de parceria civil entre homossexuais e de suas posições em relação ao aborto.

"Mantenho as críticas à Marta, mas tenho críticas bem maiores ao Paulo Maluf", disse Machado.

Erundina e Temer

Marta anunciou na segunda que aceitou as três exigências feitas pela ex-candidata Luiza Erundina (PSB) para dar apoio "militante" a sua candidatura.

Erundina pediu a inclusão no programa petista da municipalização da segurança, do aumento da carga horária no ensino fundamental e da nomeação dos subprefeitos a partir de lista tríplice.

Em troca, além do formal apoio já anunciado, os partidos da coligação que apoiou Erundina encampariam a campanha de Marta e se disporiam a ajudá-la no governo.

"(As propostas) Foram aceitas, e hoje tivemos a vantagem de o presidente da Câmara, Michel Temer, se dispor a agilizar o trâmite da emenda de municipalização da segurança", declarou Marta. Temer (PMDB) anunciou ontem apoio à petista.

A candidata se encontra nesta terça com Geraldo Alckmin (PSDB).

  • Leia mais no especial Eleições Online.

    Clique aqui para ler mais sobre política na Folha Online.
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página