Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
29/12/2006 - 19h28

CGU identifica irregularidades em compras de ambulâncias por municípios

Publicidade

da Folha Online

A CGU (Controladoria-Geral da União) identificou possíveis irregularidades em 57 dos 60 municípios fiscalizados na 20ª edição do programa de fiscalização por sorteios. Foi fiscalizada a aplicação de R$ 395,14 milhões em recursos federais por prefeituras das cinco regiões do país.

Os técnicos da CGU detectaram, entre as irregularidades mais comuns, a realização de licitações sem o número mínimo de propostas válidas exigido por lei, ou a falta de comprovação de despesas, além do uso de notas fiscais falsificadas ou até mesmo roubadas.

Entre os municípios fiscalizados, pelo menos quatro celebraram convênio com empresas do grupo Planam, envolvido com o escândalo conhecido como a "máfia dos sanguessugas" --a compra de ambulâncias superfaturadas com recursos federais.

Em Novo Repartimento (PA), a CGU identificou a possibilidade de conluio entre participantes para fraudar licitação pública. No caso do município paraense, a administração culpou a gestão anterior.

Na Bahia, no município de Ipupiara, os técnicos do CGU encontraram indícios de despesas simuladas para a aquisição de combustível para transporte escolar, com recursos do Fundef (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental). A De acordo com a CGU, a prefeitura contestou o cálculo dos técnicos acerca do consumo de combustível.

Também foram encontrados indícios de irregularidades com o principal programa social do governo, o Bolsa Família.

Em vários municípios, os beneficiários não foram localizados nos endereços registrados no cadastro das prefeituras, ou famílias beneficiadas tinham renda per capita acima do estabelecido por lei para receber o recurso federal, a exemplo de Pedra Branca (PB), onde 18 servidores públicos recebiam o Bolsa Família indevidamente. De acordo com o CGU, a prefeitura local ainda não se manifestou sobre as supostas irregularidades.

Leia mais
  • Lula sanciona lei de isenção fiscal para esportes
  • Aldo e Chinaglia disputam apoio do PMDB para presidência da Câmara
  • Depois da posse, Lula tira dez dias de férias e José Alencar assume
  • PT programa volta de Ricardo Berzoini ao comando do partido
  • Livro de Leôncio Martins Rodrigues analisa perfil da Câmara dos Deputados
  • Livro "Políticos do Brasil" mostra evolução do patrimônio dos deputados

    Especial
  • Leia a cobertura completa sobre a preparação do segundo mandato de Lula
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página