Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
29/12/2006 - 20h42

PSOL mantém vaga no Senado com suplente de Ana Júlia Carepa

Publicidade

FRANCISCO FIGUEIREDO
da Agência Folha

Mesmo com o fim do mandato de Heloísa Helena e sem eleger nenhum senador nas eleições de outubro, o PSOL mantém sua única vaga no Senado com a posse de José Nery Azevedo, 47, no lugar da governadora eleita do Pará, Ana Júlia Carepa (PT).

Quanto às comparações com a senadora alagoana, Azevedo diz que dará continuidade aos projetos do partido, "o que não significa que temos o mesmo estilo".

Seu modo de atuar no Senado, resume, será o mesmo que trabalhava como vereador em Abaetetuba (137 km de Belém) e em movimentos sociais desde que se mudou do Ceará para o Pará, na década de 1980.

Junto com o diploma de senador, Azevedo receberá o da graduação em Geografia, curso que terminou neste mês na Universidade Federal do Pará.

O novo senador pretende priorizar o combate ao trabalho escravo. E lembra a senadora ao dizer que é contra "transformar a política em um balcão de negócios, em um instrumento de auto-beneficiamento, como muitos fazem".

Sobre a eleição para a presidência do Senado, Azevedo declara que ainda não foi procurado por nenhum candidato. "Vamos analisar para votar levando em conta a proposta de trabalho de cada um", disse.

Oposição construtiva

Ele evita criticar diretamente a governadora eleita que substituirá no Senado, mas afirma que fará "oposição construtiva" tanto a ela quanto ao presidente Lula.

Em 2002, quando Ana Júlia se candidatou ao Senado, Azevedo estava filiado ao PT. Um acordo entre correntes do partido e a necessidade de representar diferentes regiões do Estado o levou a ser indicado como suplente. Encabeçada pela senadora, a chapa teve mais de um milhão de votos.

Em setembro de 2005, junto com outros militantes da corrente petista Ação Popular Socialista, Azevedo migrou para o PSOL. Em outubro, foi candidato a deputado estadual, mas não se elegeu --teve 1721 votos.

Leia mais
  • Lula sanciona lei de isenção fiscal para esportes
  • Aldo e Chinaglia disputam apoio do PMDB para presidência da Câmara
  • Depois da posse, Lula tira dez dias de férias e José Alencar assume
  • PT programa volta de Ricardo Berzoini ao comando do partido
  • Livro de Leôncio Martins Rodrigues analisa perfil da Câmara dos Deputados
  • Livro "Políticos do Brasil" mostra evolução do patrimônio dos deputados

    Especial
  • Leia a cobertura completa sobre a preparação do segundo mandato de Lula
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página