Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
21/02/2007 - 21h06

Lula confirma troca no comando das Forças Armadas

Publicidade

GABRIELA GUERREIRO
da Folha Online, em Brasília

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva confirmou nesta quarta-feira a escolha dos novos três comandantes das Forças Armadas que estarão à frente do Exército, Marinha e Aeronáutica em seu segundo mandato. Lula assinou decreto nomeando o general Enzo Perry para o comando do Exército, o brigadeiro-do-ar Juniti Saito para o comando da Aeronáutica, e o almirante Júlio Soares de Moura Neto para o comando da Marinha. Os três foram escolhidos com base no critério de antigüidade de cada uma das Forças Armadas.

Os novos comandantes vão substituir, respectivamente, o general Francisco Roberto de Albuquerque, o brigadeiro Luiz Carlos Bueno e o almirante Roberto Guimarães Carvalhos. Segundo o ministro da Defesa, Waldir Pires, o presidente Lula agradeceu o empenho dos três militares que integraram o seu primeiro governo.

"O presidente esteve dedicado a agradecer aos que saem pelo trabalho realizado e desejar aos novos êxito e sucesso, para que tenhamos as Forças Armadas cada vez mais fortalecidas, eficazes, fortes, a serviço do Brasil e da sua soberania", disse Pires.

O ministro evitou comentar se permanecerá no comando do Ministério da Defesa no segundo mandato de Lula. Ao ser questionado sobre a sua presença no governo, Pires desconversou. "O presidente decidiu hoje os comandos militares", afirmou.

Crise aérea

Pires também evitou comentar a troca no comando da Aeronáutica depois da crise aérea que atingiu o país nos últimos meses. No auge da crise, Lula chegou a cogitar a demissão de Pires e Bueno. O comandante da Aeronáutica também divergiu publicamente de Pires quando o ministro apresentou a proposta de desmilitarizar o setor de tráfego aéreo do país.

No auge da crise, Lula também demitiu o comando do Decea (Departamento do Controle de Espaço Aéreo), subordinado ao comandante Bueno.

O novo comandante da Aeronáutica será o primeiro a tomar posse no cargo, no dia 28 de fevereiro. Em seguida, no dia 1º de março, será a vez do comandante da Marinha assumir o posto. O último a tomar posse será o general Enzo Perry, escolhido para o comando do Exército, no dia 8 de março.

Mesmo com a imagem do Comando da Aeronáutica arranhada em meio à crise aérea, Pires elogiou a atuação dos antigos comandantes. "Estou convencido de que uma etapa das tarefas do presidente se deu muito bem. O presidente agradeceu profundamente a colaboração, lealdade, esforço e eficiência dos comandantes que estão deixando o governo", disse Pires.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre as Forças Armadas
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página