Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
26/02/2007 - 22h26

PF localiza escuta no gabinete do governador Jackson Lago

Publicidade

da Agência Folha

A Polícia Federal do Maranhão localizou em janeiro uma escuta instalada dentro do gabinete de trabalho do governador Jackson Lago (PDT), no Palácio dos Leões, sede do governo maranhense. O aparelho estava escondido sobre o forro da sala e era capaz de transmitir sons ambientes para um receptor instalado fora do prédio.

A perícia feita pela PF não conseguiu definir desde quando o transmissor estava instalado no gabinete, mas, possivelmente, fora colocado ainda no governo de José Reinaldo Tavares (PSB). Ele deixou o cargo no dia 1º de janeiro. A reportagem não conseguiu falar com ele.

O governador determinou que o caso fosse investigado pelo Gabinete Militar. A apuração ainda não foi concluída.

A escuta foi encontrada numa varredura de rotina feita pelos peritos da PF a pedido do governo do Estado. O aparelho transmissor tem aproximadamente um quarto do tamanho de uma caixa de fósforo e uma pequena antena.

Segundo o perito da Polícia Federal Luiz Carlos Cardoso, são raros os casos em que são encontrados transmissores em varreduras. "Geralmente, encontramos apenas indícios de que havia uma escuta", disse.

Não é a primeira vez que aparelhos de escuta são encontrados em gabinetes de autoridades maranhenses.

Em 2006, o então vice-governador do Maranhão, Jura Filho (PMDB), disse ter encontrado uma escuta instalada numa caneta, em seu gabinete de trabalho, na residência oficial do vice-governador.

Jura Filho (PMDB), atualmente deputado estadual, é do grupo político da família Sarney e era adversário do então governador Reinaldo Tavares.

Especial
  • Leia mais sobre Jackson Lago
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página