Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
08/03/2007 - 11h52

Visita de Bush ao Brasil restringe espaço aéreo

Publicidade

da Folha Online

A visita do presidente norte-americano, George W. Bush, ao Brasil trará restrições ao espaço aéreo. A Aeronáutica vai limitar o espaço aéreo num raio de 5 km a partir do trajeto que Bush fará pelas ruas de São Paulo.

Segundo o coronel César Augusto Moura, chefe da seção de comunicação social do Comando Militar do Sudeste --responsável pela coordenação de todos os órgãos brasileiros de segurança envolvidos na operação--, a interdição será temporária e localizada.

No entanto, ele afirmou que não pode divulgar os trechos que sofrerão interdição por motivos de segurança. A restrição aérea deve atingir os trechos de percurso de Bush em São Paulo. O presidente desembarca hoje no aeroporto de Guarulhos, na Grande São Paulo, e se desloca para o Hilton Hotel. Bush fará outros deslocamentos na cidade.

Amanhã, por exemplo, ele deve sair do hotel para visitar a ONG Meninos do Morumbi, na zona oeste de São Paulo. Não está descartada a possibilidade dele se encontrar com o governador José Serra no Palácio dos Bandeirantes.

O projeto de segurança aéreo para Bush prevê, no mínimo, quatro zonas aéreas de exclusão --entre elas está sobre o Hilton Morumbi, onde Bush irá se hospedar.

Quando o avião do presidente americano entrar no espaço aéreo brasileiro, um 'balão imaginário' --espécie de área de segurança com um raio de 30 km-- vai se formar em torno da aeronave.

O presidente dos EUA fará um giro de sete dias pela América Latina. No Brasil, ele permanecerá por dois dias (nesta quinta e sexta-feira) em São Paulo.

Segurança

Bush chega hoje a São Paulo sob forte esquema de segurança que mudará a rotina da cidade. Uma operação especial com tropas do Exército e das polícias Civil, Militar e Federal foi montada para recepcionar o presidente dos EUA em sua primeira visita oficial à capital paulista.

A previsão é que 4.000 homens participem da segurança, entre bombeiros, guardas civis metropolitanos, policiais rodoviários e soldados do Exército.

Bush desembarca no aeroporto internacional de Guarulhos (Grande São Paulo) por volta das 18h e terá a escolta de pelo menos 300 policiais que fazem sua segurança pessoal.

A Polícia Militar de São Paulo também colocará 1.000 homens, 300 veículos --entre carros, motos e veículos pesados--, além de 24 cavalos para cuidar da segurança de Bush.

A PM vai ficar responsável pelo policiamento do hotel onde o americano ficará hospedado --provavelmente o Hilton Morumbi--, pelas visitas de agenda, e segurança dos deslocamentos e do aeroporto.

A Polícia Civil de São Paulo disponibilizará 300 homens, 50 viaturas, uma delegacia móvel, além de seis atiradores de elite.

Para a segurança da primeira-dama dos Estados Unidos, Laura Bush, também serão alocados homens da 1ª Delegacia de Proteção de Dignitários da Deatur. A equipe ficará responsável pela checagem de todo o credenciamento, além de cuidar da segurança da primeira-dama.

O Comando de Operações Táticas da Polícia Federal do Distrito Federal reforçará a segurança em São Paulo durante a visita do presidente norte-americano.

Conhecida como a tropa de elite, a equipe ficará na cidade à disposição da PF de São Paulo durante os dias da visita do presidente.

Chegada

Bush deverá desembarcar por volta das 18h no aeroporto de Guarulhos, onde será recepcionado pelo prefeito Gilberto Kassab (PFL).

O trajeto do aeroporto até o hotel deve ser feito de carro. O trânsito nas ruas e avenidas onde a comitiva presidencial for passar deverá ser interditado, assim como já é feito com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva. A CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) já tem detalhes do esquema de trânsito, mas não vai divulgar.

Com Folha de S.Paulo

Leia mais
  • Kassab recepcionará presidente Bush no aeroporto
  • Direitos humanos estão na agenda de Bush no Brasil
  • Militantes do PSOL queimam boneco de Bush em frente ao Congresso
  • Plano anunciado por Bush para América Latina é reciclado
  • CET não divulgará rotas alternativas com visita de Bush a São Paulo

    Especial
  • Leia mais sobre a visita de Bush ao Brasil
  • Enquete: O encontro entre Lula e Bush pode alavancar a produção do álcool brasileiro?
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página