Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
27/03/2007 - 21h09

Lula manda PDT escolher entre Ministérios do Trabalho ou da Previdência

Publicidade

ANDREZA MATAIS
da Folha Online, em Brasília

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva pediu hoje para o PDT para escolher entre os Ministérios do Trabalho ou da Previdência. A proposta foi feita no encontro de hoje com o presidente do partido, Carlos Lupi (RJ).

Lupi deixou o encontro sem falar com a imprensa.

A Folha Online apurou que qualquer que seja a escolha, o ministro será o presidente do PDT. A bancada do partido teria recomendado a Lupi que optasse pelo Ministério do Trabalho. Neste caso, o ministro Luiz Marinho (Trabalho) seria transferido para a pasta da Previdência.

Interlocutores do PDT disseram que Lupi vai se reunir ainda nesta noite com a legenda para definir a pasta que o partido ocupará no primeiro escalão do governo. O encontro será na casa do deputado Reinaldo Nogueira (PDT-SP), durante um jantar.

O PDT trabalhava desde o início com o plano de ocupar os ministérios do Trabalho, da Previdência ou da Educação. Mas com a reforma ministerial se afunilando, sobrou apenas a pasta da Previdência.

A Folha Online apurou que o presidente Lula teria avaliado que pode ter dificuldades em fazer mudanças no sistema previdenciário caso o PDT esteja no comando da pasta. Por isso, surgiu a opção de ficar com o Ministério do Trabalho.

Ontem, Lula referendou o convite para o senador Alfredo Nascimento (PR-AM) assumir o Ministério dos Transportes. Ele deve tomar posse nesta semana junto com Miguel Jorge (Desenvolvimento) e Franklin Martins (Imprensa).

Ainda está indefinida a situação do Ministério do Desenvolvimento Agrário. Para a pasta, a tendência é de manutenção do atual ministro Guilherme Cassel --indicado pela corrente petista DS (Democracia Socialista).

Leia mais
  • Lula conclui reforma ministerial "até a virada do mês" e reúne equipe na 2ª
  • Lula cobra fim da crise aérea e indica que Waldir Pires fica na Defesa
  • Lula deve manter Cassel no Ministério do Desenvolvimento Agrário

    Especial
  • Leia cobertura completa sobre o segundo mandato do governo Lula
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página