Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
03/04/2007 - 16h01

Deputado quer revogar resolução de Serra sobre alíquota de produtos

Publicidade

da Folha Online

O deputado federal Carlos Souza (PP-AM) apresentou nesta terça-feira um requerimento no Congresso para revogar uma resolução do governador de São Paulo, José Serra (PSDB), que taxou os produtos da Zona Franca de Manaus em 18% do ICMS (Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços).

O requerimento foi apresentado na Comissão da Amazônia, Integração Nacional e de Desenvolvimento Regional da Câmara dos Deputados. "É uma medida altamente discriminatória", disse o parlamentar.

A resolução, de 29 de dezembro de 2006, eleva os atuais 12% para 18% o ICMS incidente sobre os monitores de vídeo fabricados fora de São Paulo e vendido no mercado paulista. Já para quem produz monitores em São Paulo a alíquota será de 7%.

"A guerra fiscal não traz benefícios para os Estados, muito menos para o Brasil. A resolução é agressiva para a Zona Franca de Manaus, é discriminatória. O governador não está vendo [com o aumento da alíquota dos produtos] quantos desempregos pode ocasionar", afirmou Souza.

O deputado lembrou ainda o prejuízo econômico e ambiental da resolução para a região. "Essa guerra fiscal representa um irreparável prejuízo para a cidade de Manaus e o Estado do Amazonas, onde o pólo de eletroeletrônicos representa 52% de toda geração de emprego da Zona Franca."

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre José Serra
  • Leia o que já foi publicado sobre o ICMS
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página