Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
10/04/2007 - 11h54

Governo Lula registra 3ª melhor avaliação desde 2003, diz CNT/Sensus

Publicidade

GABRIELA GUERREIRO
da Folha Online, em Brasília

O governo federal foi avaliado de forma positiva por 49,5% da população, segundo pesquisa divulgada nesta terça-feira pela CNT/Sensus. Esse índice é o terceiro melhor já obtido pelo governo federal desde janeiro de 2003, início do primeiro mandato do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Há um ano, em abril de 2006, o governo Lula foi avaliado de forma positiva por 37,6% da população.

A melhor avaliação foi obtida em janeiro de 2003, logo após a primeira posse, quando o governo recebeu nota positiva por 56,6% dos entrevistados. O segundo melhor momento do governo foi registrado em maio de 2003, quando 51,6% fizeram uma avaliação positiva.

Já o desempenho pessoal do presidente Lula foi avaliado como positivo por 63,7% da população.

Apesar dos resultados favoráveis ao governo, o chamado "índice do cidadão" (IC) --calculado com base em cinco variáveis socioeconômicas teve avaliação negativa da população. A maioria dos ouvidos (44,48%) teve percepção de queda nos serviços essenciais do país, no nível de emprego, renda, saúde, educação e segurança.

O diretor do Instituto Sensus, Ricardo Guedes, acredita que a avaliação positiva do presidente e do governo são conseqüências do carisma de Lula aliado ao início do segundo mandato. "Tem a ver com a expectativa de início de governo. A avaliação de Lula é mais positiva que do próprio governo por ele ser um líder carismático."

Ele não soube justificar por que o desempenho do governo foi positivo enquanto os serviços oferecidos à população receberam avaliação negativa.

De acordo com o levantamento, 54,8% dos ouvidos acreditam que nos próximos quatro anos o governo Lula será melhor que no primeiro mandato.

A pesquisa foi realizada entre os dias 2 e 6 de abril com 2.300 pessoas em 136 municípios das cinco regiões do país. A margem de erro é de três pontos, para mais ou para menos.

Leia mais
  • Maioria dos brasileiros vê crise aérea com preocupação, diz pesquisa
  • Pesquisa mostra que brasileiro vê aumento da violência no país
  • Quase 60% da população nunca ouviu falar no PAC, diz CNT/Sensus
  • Brasileiros culpam EUA e Brasil pelo aquecimento global
  • Prefeitos fazem marcha para cobrar de Lula repasses
  • TCU questiona publicidade da Infraero

    Especial
  • Leia cobertura completa sobre o segundo mandato do governo Lula
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página