Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
26/04/2007 - 11h42

Dom Odilo admite que há "fuga silenciosa" de fiéis das igrejas

Publicidade

da Folha Online

O bispo d. Odilo Scherer disse em sabatina da Folha admitiu hoje que há uma "fuga silenciosa" de fiéis da Igreja Católica. No entanto, ela afirmou que esse movimento de esvaziamento atinge todas as igrejas, inclusive as neopentecostais.

Alan Marques/Folha Imagem
Dom Odilo Scherer foi nomeado arcebispo de São Paulo no lugar de d. Claudio Hummes
Dom Odilo Scherer foi nomeado arcebispo de São Paulo no lugar de d. Claudio Hummes
"A fuga silenciosa é muito clara, e não atinge só os católicos. É generalizada. Todas as igrejas estão perdendo fiéis, inclusive as protestantes e as neopentecostais", afirmou d. Odilo em resposta ao questionamento feito pelo editor de Cotidiano da Folha, Rogério Gentile.

Segundo d. Odilo, a CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil) começou a estudar o fenômenos para tentar compreender a diminuição dos fiéis da igreja. Para ele, esse movimento tem relação com as transformações culturais.

Na avaliação de d. Odilo, um dos motivos que pode explicar a saída de católicos da igreja é a mudança na situação demográfica. Segundo ele, nos últimos 40 anos, a população deixou o campo e migrou para as cidades, onde vivem no anonimato.

"No interior, a igreja tinha presença mais forte. Hoje a igreja não tem na cidade a mesma presença que tinha no interior. Além disso, antes todos se diziam católicos, mesmo que fosse só batizado", afirmou.

D. Odilo afirmou ainda que a globalização atinge as religiões a partir do momento em que há uma "oferta mercadológica" de religiões.

D. Odilo, secretário-geral da CNBB, tomará posse como arcebispo da cidade no domingo. Ele sucederá a d. Cláudio Hummes, que ocupou o posto de 1998 a 2006, quando foi nomeado pelo papa prefeito da Congregação para o Clero, no Vaticano.

Sabatina

Durante duas horas, d. Odilo responderá a perguntas da platéia e de quatro entrevistadores: a secretária de Redação da Folha Suzana Singer, o editor de Cotidiano, Rogério Gentile, e os repórteres João Batista Natali e Rafael Cariello.

O evento, aberto ao público, é realizado no Teatro Folha (Shopping Pátio Higienópolis, av. Higienópolis, 618, 2º piso) e poderá ser acompanhado também ao vivo pela internet (www.uol.com.br).

Leia mais
  • Dom Odilo defende fidelidade como ferramenta para combater a Aids
  • Acordo derruba criação de feriado para homenagear frei Galvão
  • Livro reúne histórias dos principais santos venerados no Brasil
  • Livro traz 40 histórias e preces sobre Nossa Senhora
  • Livro traz vida, milagres e devoção a Frei Galvão

    Especial
  • Leia cobertura completa das sabatinas realizadas pela Folha
  • Leia cobertura completa da visita do papa ao Brasil
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página