Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
08/05/2007 - 08h32

CNBB lança livro para divulgar doutrina da Igreja Católica

Publicidade

SÍLVIA FREIRE
da Agência Folha, em Indaiatuba

A dois dias da chegada do papa Bento 16 ao Brasil, a CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil) lançou nesta segunda-feira (7) o livro "Sou Católico - Vivo a Minha Fé", publicação de 151 páginas cujo objetivo é divulgar a doutrina da Igreja Católica, dar identidade aos fiéis e fornecer elementos para discussão com outras igrejas.

"Encontramos pessoas de todas as classes sociais e profissões que conhecem pouco da fé cristã, não conhecem a base da fé. No contexto plural, muitos confundem a vivência da fé com outras propostas", disse dom Walmor de Azevedo, arcebispo de Belo Horizonte e presidente da Comissão Episcopal para a Doutrina da Fé da CNBB.

Dom Dadeus Grings, arcebispo de Porto Alegre, também justificou a publicação. "Vivemos numa sociedade plural, com muitas concepções. Para fazermos um bom diálogo é preciso que o católico saiba quem ele é."

Nos últimos anos, a Igreja Católica vem perdendo fiéis no Brasil, especialmente para os protestantes pentecostais.

Além de explicar o significado de sacramentos como batismo, eucaristia e matrimônio, o livro traz esclarecimentos sobre a fé católica, como o porquê de os católicos venerarem a Virgem Maria, o que é o culto dos santos --tanto a virgem Maria como os santos não são cultuados pelos evangélicos-- e se Jesus Cristo teve irmãos.

A publicação explica também a razão pela qual a Igreja Católica considera o casamento indissolúvel; se o católico pode aceitar a reencarnação; qual o entendimento sobre o purgatório; se a Bíblia é a única fonte de fé; em que a Igreja Católica difere das demais e o significado do papa.

O livro traz temas ligados à fé, como a revelação de Deus e o mistério da ressurreição de Jesus Cristo, além de orações e salmos.

O livro levou três anos para ser concluído e será vendido por R$ 5,50. Uma edição de bolso também deve ser lançada.

"Esperamos que uns dêem o livro de presente aos outros de tal modo que ninguém precise comprar para si e que todos os católicos tenham ao menos um exemplar", disse dom Walmor.

Ontem, os bispos reunidos na 45ª Assembléia da CNBB aprovaram um documento sobre a evangelização da juventude, que vem sendo discutido há mais de um ano e será publicado nas próximas semanas.

Os bispos aprovaram também o lançamento da candidatura do Brasil para sediar a Jornada Cultural da Juventude, criada em 1986 pelo papa João Paulo 2º.

Leia mais
  • Lula quer discutir políticas sociais com papa Bento 16
  • Segurança de Bento 16 terá 10 mil homens coordenados pelo Exército
  • País altera mapa da fé, mas não a sua religiosidade
  • Livro traz 40 histórias e preces sobre Nossa Senhora
  • Livro traz vida, milagres e devoção a Frei Galvão

    Especial
  • Leia mais sobre a visita de Bento 16
  • Leia cobertura completa da visita do papa ao Brasil
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página