Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
09/05/2007 - 15h14

Fiéis já aguardam a chegada do papa Bento 16 ao mosteiro de São Bento

Publicidade

RENATO SANTIAGO
da Folha Online

Centenas de pessoas se concentram na tarde desta quarta-feira em frente ao mosteiro de São Bento, no centro de São Paulo, onde o papa Bento 16 vai acenar e fazer uma saudação para o público na noite de hoje. Acompanhe a visita em tempo real na Folha Online.

De frente para a sacada, junto à grade que separa o público do mosteiro, está um grupo de 20 argentinos, membros da Ordem de dom Orione, que viajou cerca de 2.500 km em duas Kombis, vindos das cidades de Tucumã e Chaco, ambas na Argentina.

"Não viemos por obrigação. É como uma missão que nós temos que cumprir", diz a estudante Daniela Salvaterra, 15, de Tucumã.

Tuca Vieira/Folha Imagem
Multidao aguarda chegada do papa ao mosteiro
Multidao aguarda chegada do papa ao mosteiro
De Kombi veio também, de Cândido Sales, na Bahia, o aposentado Nicael José de Almeida, 49. Ele saiu da Bahia na manhã de ontem e, apesar de ter chegado às 7h no largo São Bento, escolheu ficar longe da grade para evitar o tumulto.

"É pela fé. Só a nossa fé explica tudo isso", afirmou Almeida.

A aposentada Gilda da Silva, 75, veio de Barretos para ver o papa e pegar pílulas do frei Galvão --que será canonizado pelo papa--, para levar ao hospital do Câncer de sua cidade. Ela chegou no início da manhã e diz que apesar da idade não teme o frio.

"Eu tenho uma benção de Deus. Nunca fico doente", conta.

Mais perto que Roma

Por volta das 11h, um grupo de chilenos, que veio de avião de Santiago, Viña del Mar e de outras localidades chegou ao centro de São Paulo. O grupo é formado por jovens entre 15 e 18 anos, membros da Opus Dei chilena.

"É um representante de Cristo na terra. E como ele [o papa] está velho não deve vir de novo para a América Latina. Por isso, é a nossa única chance de vê-lo", diz o estudante Tomas Figueroa, 16. "Pelo menos São Paulo é mais perto que Roma", completou.

Rotina alterada

A chegada do papa Bento 16 a São Paulo deve mudar a rotina da cidade.

Ruas e avenidas serão interditadas, linhas de ônibus serão alteradas, o espaço aéreo será restrito e um forte esquema de segurança terá um batalhão de 10 mil homens das forças armadas e das polícias Civil, Militar e Federal.

Ainda no aeroporto, Bento 16 será recepcionado por autoridades da Igreja Católica e pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva. De lá, seguirá de helicóptero até o Campo de Marte, onde o prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab (DEM), vai lhe entregar a chave da cidade.

O primeiro compromisso oficial de Bento 16 está programado para amanhã, às 11h, no Palácio dos Bandeirantes, sede do governo paulista, onde o sumo pontífice terá audiência com o presidente Lula e com o governador José Serra (PSDB). Na ocasião, será lançado o selo postal feito pelos Correios em homenagem ao papa.

À tarde, o papa participa de um encontro com a juventude católica no estádio do Pacaembu (zona oeste de SP), às 18h.

Leia mais
  • Confira a agenda do papa Bento 16 no Brasil
  • Confira os trajetos que o papa percorrerá em São Paulo
  • Livro reúne histórias dos principais santos venerados no Brasil
  • Livro traz 40 histórias e preces sobre Nossa Senhora
  • Livro traz vida, milagres e devoção a Frei Galvão

    Especial
  • Leia mais sobre a visita de Bento 16
  • Leia cobertura completa da visita do papa ao Brasil
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página