Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
10/05/2007 - 11h22

Grupos jovens de nove países chegam à Fazenda Esperança

Publicidade

DIEGO ZANCHETTA
do Agora

Bruno Garbossa, 22 anos, tentava por meio de mímica conversar ontem com o colega russo Alexander Minin, 29, que acabara de chegar ao Brasil. Na outra ponta da mesa, Gustavo Ferreira, 23, também se esforçava para entender alguma coisa que o filipino Ramon Hongo, 29, tentava falar em inglês.

Acompanhe ao vivo a visita do papa Bento 16 ao Brasil em tempo real na Folha Online.

Nos próximos dois dias, contudo, a dificuldade na comunicação entre os 2.500 jovens de nove países que vão se reunir com o papa Bento 16 na Fazenda Esperança, em Guaratinguetá (176 km de SP), deve ser superada pelo anseio de um encontro exclusivo com o pontífice.

"Os nossos internos, depois de algumas horas de convívio, já se entendem sem falar a mesma língua. Todos conhecem a linguagem do amor e da solidariedade", afirma o frei Hans Stapel, o alemão que comanda o centro de recuperação para viciados em drogas. "Para quem já enfrentou tanta dificuldade para largar o vício, entender o que um irmão quer dizer em um idioma diferente é fácil", acrescenta.

Bento 16 permanecerá entre os pacientes do centro das 10h às 11h30 de sábado. Ontem, chegaram 72 ônibus de diferentes Estados e com jovens de nove países à fazenda --do maranhense Augusto Moraes da Silva, 23, ao alemão Udo Bernt, 27.

A cada ônibus que aparecia havia uma salva de palmas dos jovens que se revezam para terminar de construir a capela de Frei Galvão, que terá capacidade para 200 pessoas e será o local onde o papa se encontrará com a comunidade. O destaque são os vitrais em diferentes tonalidades de azul da capela e o altar branco, feito de pedra maciça. "Nunca pensei que o papa Bento 16 pudesse dar esse valor para nós", afirmou o alagoano Ronaldo Guerra, 24.

No total, são 46 fazendas mantidas pela Igreja Católica em todo o mundo --todas enviaram jovens para Guaratinguetá. O encontro foi um pedido pessoal do papa.

Obras

Se os jovens correm na fazenda para finalizar a capela, em Aparecida (167 km de SP) a prefeitura contratou três empresas terceirizadas, em caráter emergencial, para finalizar o novo recapeamento das ruas. Na Basílica, onde o papa reza missa no domingo, às 10h, o altar já está quase concluído.

Leia mais
  • Confira a agenda do papa Bento 16 no Brasil
  • Livro reúne histórias dos principais santos venerados no Brasil
  • Livro traz 40 histórias e preces sobre Nossa Senhora
  • Livro traz vida, milagres e devoção a Frei Galvão

    Especial
  • Confira em tempo real a cobertura da visita do papa
  • Leia mais sobre a visita de Bento 16
  • Leia cobertura completa da visita do papa ao Brasil
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página