Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
11/05/2007 - 13h17

Políticos minimizam crítica do papa à mídia que "vulgariza a virgindade"

Publicidade

RENATO SANTIAGO
da Folha Online
DIÓGENES MUNIZ
Editor-assistente de Ilustrada da Folha Online

Governadores, senadores e outras autoridades estiveram presentes hoje na missa de canonização do frei franciscano Antônio de Sant'Anna Galvão, o frei Galvão, no Campo de Marte (zona norte de São Paulo).

Na missa, o papa criticou os meios de comunicação que ridicularizam o casamento e a virgindade. "É preciso dizer não àqueles meios de comunicação social que ridicularizam a santidade do matrimônio e a virgindade antes do casamento", disse ele.

Eles relativizaram a declaração do papa. "Respeito a opinião do papa, mas não é o mesmo sentimento. É importante que a sociedade tenha valores respeitando o seu próprio tempo", disse o governador do Distrito Federal, José Roberto Arruda (DEM).

O senador Marco Maciel (DEM-PE) disse que as declarações feitas pelo papa sobre a mídia se inserem em um contexto mais amplo de valores da sociedade.

"A sociedade tem que se vertebrar por esses valores que são essenciais às pessoas e à vida republicana", afirmou Maciel. "É preciso alguém com a autoridade dele [do papa] para reforçar a importância destas convicções", acrescentou.

Ele fez questão de elogiar o domínio da língua portuguesa pelo papa. "É importante destacar o ótimo português com que o papa falou. Isso demonstra o carinho que ele tem pelo Brasil."

Acompanhe ao vivo a visita do papa Bento 16 ao Brasil em tempo real na Folha Online.

Emoção

Outros fizeram questão de ressaltar a emoção que sentiram na missa celebrada pelo papa Bento 16 e também defenderam os valores pregados pelo sumo pontífice durante sua viagem pelo Brasil.

"É um momento emocionante para mim e importante para a Igreja Católica", disse a governadora Wilma de Faria (PSB-RN).

Como o papa, a governadora também se declarou contrária ao aborto. "Eu pessoalmente sou contra o aborto."

Para senador Romeu Tuma (DEM-ex-PFL-DF), a canonização foi o momento mais bonito da missa. "Tenho muita gratidão a ele [ao santo brasileiro], pois quando tive um infarto, há alguns anos, tomei as pílulas do frei Galvão e fui salvo. Minha mulher também tomou as pílulas para ter meus quatros filhos e todos os partos deram certo."

Leia mais
  • Fiéis sofrem com o frio e passam por atendimento médico no Campo de Marte
  • Mosteiro prepara bacalhau para almoço do papa; pontífice prefere suco a vinho
  • Livros contam história de frei Galvão, Nossa Senhora e outros santos
  • Confira a agenda do papa Bento 16 no Brasil

    Especial
  • Leia mais sobre a visita de Bento 16
  • Leia cobertura completa da visita do papa ao Brasil
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página