Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
12/05/2007 - 10h52

Papa pede apoio aos pais de dependentes químicos em Guaratinguetá

Publicidade

da Folha Online

Em seu primeiro discurso em Guaratinguetá (176 km de SP), o papa Bento 16 criticou a "sociedade consumista" e pediu, em referência ao nome da fazenda que visita, que os jovens "não percam a esperança".

Ele falou ainda sobre a necessidade de apoio às pessoas que têm problemas com drogas e álcool e lembrou das dificuldades que passam os pais de jovens com dependência química.

O papa elogiou o esforço da Fazenda da Esperança, onde há um "trabalho árduo da medicina e da laborterapia para vencer as prisões e quebrar os grilhões das drogas que fazem sofrer os filhos amados de Deus."

"Justamente aqui nesta Fazenda da Esperança, onde estão tantas pessoas, principalmente jovens, que procuram superar o problema das drogas, do álcool e da dependência química, testemunha-se o Evangelho de Cristo no meio de uma sociedade consumista afastada de Deus", afirmou.

Bento 16 lembrou ainda dos pais e das mães dos dependentes químicos. "A dor do crucificado, que atravessou a alma de Maria ao pé da cruz, console tantos corações maternos e paternos que choram de dor por seus filhos ainda dependentes de drogas."

Agenda

Bento 16 visita, neste sábado, a igreja da Fazenda da Esperança, um centro de recuperação de dependentes químicos ligado à Igreja Católica.

Acompanhe a visita em tempo real na Folha Online.

O sumo pontífice chegou a Aparecida nesta sexta-feira, por volta das 19h. Ele foi recebido com festa. Cerca de 10 mil pessoas acompanharam o trajeto de dois quilômetros entre o heliponto --onde o helicóptero pousou-- e o seminário Bom Jesus --onde Bento 16 está hospedado.

Para fazer a segurança do papa e da população, 1.800 soldados estavam nas ruas de Aparecida.

Enquanto o papamóvel passava pelas ruas da cidade, as pessoas agitavam bandeiras com a imagem do sumo pontífice e cantavam o hino de acolhida do papa. Na sacada das casas, a ansiedade era a mesma. Fiéis se misturavam com curiosos e famílias inteiras --com crianças e avós-- nas ruas da cidade.

Como nas festas populares, a cidade está toda decorada. As ruas foram enfeitadas com fitas coloridas, bandeirinhas com a imagem de Bento 16 e estandartes com o brasão do papa foram colocados.

Após a visita, o sumo pontífice retornará ao Seminário Bom Jesus, em Aparecida, onde está hospedado, para almoçar com a presidência da 5ª Conferência Geral do Episcopado Latino-americano, cuja abertura está programada para domingo.

À tarde, o papa deixa novamente o seminário --desta vez de papamóvel-- em direção à basílica do santuário nacional de Nossa Senhora Aparecida. Na ocasião, será recitado o Santo Rosário em encontro com religiosos, sacerdotes, seminaristas e diáconos na basílica. O retorno para o seminário será em automóvel convencional blindado, a partir das 19h30.

Leia mais
  • Fiéis sofrem com o frio e passam por atendimento médico no Campo de Marte
  • Em português, papa abençoa fiéis e festeja o sol antes de deixar mosteiro
  • Mosteiro prepara bacalhau para almoço do papa; pontífice prefere suco a vinho
  • Livros contam história de frei Galvão, Nossa Senhora e outros santos
  • Confira a agenda do papa Bento 16 no Brasil

    Especial
  • Leia mais sobre a visita de Bento 16
  • Leia cobertura completa da visita do papa ao Brasil

  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página