Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
12/05/2007 - 11h55

Papa passa sermão em traficantes e pede esperança a jovens recuperandos

Publicidade

da Folha Online

Deus vai cobrar satisfações dos traficantes. Foi o que afirmou Bento 16 neste sábado (12) em seu discurso na Fazenda da Esperança, em Guaratinguetá (176 km a nordeste de São Paulo), um centro de recuperação para dependentes químicos.

"Digo aos que comercializam a droga que pensem no mal que estão provocando a uma multidão de jovens e de adultos de todos os segmentos da sociedade: Deus vai-lhes exigir satisfações", afirmou o sumo pontífice.

De acordo com ele, "o Brasil possui uma estatística, das mais relevantes, no que diz respeito à dependência química de drogas e entorpecentes. E a América Latina não fica atrás."

Mesmo com esse cenário, o papa pediu para os jovens serem emissários da esperança. "A sociedade espera que saibam divulgar este bem precioso da saúde entre os amigos e membros de toda a comunidade. Vocês devem ser os embaixadores da esperança."

Bento 16 elogiou o trabalho de quem tenta recuperar viciados e recolocá-los na sociedade, mas disse que tratamentos para curar o corpo não são o bastante. "Não basta curar o corpo, é preciso adornar a alma com os mais preciosos dons divinos conquistados através do batismo."

Bento 16 foi recebido por cerca de 2.000 jovens da Fazenda da Esperança. São jovens em tratamento.

O papa também ouviu relatos de ex-viciados que foram recuperados na Fazenda da Esperança. Muitos chegaram a chorar para contar o que sofreram antes de conseguirem se recuperar.

Estavam no local os governadores José Serra (SP), Eduardo Braga (AM), Yeda Crusius (RS), Marcelo Miranda (TO) e Teotônio Vilela Filho (AL).

Após o encontro, o papa retorna a Aparecida (167 km a nordeste de São Paulo), onde almoça com a presidência da 5ª Celam (Conferência Geral do Episcopado Latino-Americano).

Se ele não voltar a quebrar o protocolo, o público só poderá vê-lo às 17h45, no traslado de papamóvel do seminário ao Santuário Nacional, onde participa de um rosário com sacerdotes e seminaristas.

Às 19h30, Bento 16 volta em carro blindado ao seminário para jantar com bispos da CNBB (Confederação Nacional dos Bispos do Brasil). Amanhã, em seu último dia de viagem, faz a abertura oficial do 5º Celam.

Acompanhe a visita em tempo real na Folha Online.

Leia mais
  • Papa visita hoje fazenda de reabilitação em Guaratinguetá
  • Fiéis devem usar protetor solar, roupas leves e tomar muita água em Aparecida
  • Aparecida recebe papa com multidão nas ruas e lei seca
  • Livros contam história de frei Galvão, Nossa Senhora e outros santos
  • Confira a agenda do papa Bento 16 no Brasil

    Especial
  • Leia mais sobre a visita de Bento 16
  • Leia cobertura completa da visita do papa ao Brasil
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página