Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
12/05/2007 - 19h21

Em celebração na basílica, papa agradece hospitalidade dos brasileiros

Publicidade

da Folha Online

Em encontro com sacerdotes, seminaristas, diáconos e demais fiéis na basílica do santuário nacional de Nossa Senhora Aparecida, neste sábado, o papa Bento 16 agradeceu a hospitalidade do povo do Brasil e fez referência ao papa João Paulo 2º, morto em 2005, que visitou o país três vezes --1980, 1991 e 1997.

"Agradeço a acolhida e a hospitalidade do povo brasileiro. Desde que aqui cheguei fui recebido com muito carinho! As várias manifestações de apreço e saudações demonstram o quanto vós quereis bem, estimais e respeitais o sucessor do apóstolo Pedro. Meu predecessor, o servo de Deus papa João Paulo 2º referiu-se várias vezes à vossa simpatia e espírito de acolhida fraterna. Ele tinha toda razão!", afirmou.

Bento 16 acrescentou ainda que se sente muito feliz em estar entre os brasileiros. "Sinto-me muito feliz em estar aqui convosco, em vosso meio! O papa vos ama! O papa vos saúda afetuosamente! Reza por vós! E suplica ao Senhor as mais preciosas bênçãos para os movimentos, associações e as novas realidades eclesiais, expressão viva da perene juventude da Igreja! Que sejais muito abençoados! Aqui vai minha saudação muito afetuosa a vós famílias aqui congregadas e que representais todas as caríssimas famílias cristãs presentes no mundo inteiro. Alegro-me de modo especialíssimo convosco e vos envio o meu abraço de paz."

Várias vezes o público interrompeu a fala de Bento 16 com aplausos e gritando "papa eu te amo".

Para o sumo pontífice, a "vida religiosa no Brasil sempre foi marcante e teve um papel de destaque na obra da evangelização, desde os primórdios da colonização".

"Ontem, ainda, tive a grande satisfação de presidir a celebração eucarística na qual foi canonizado Santo Antonio de Sant'Anna Galvão, presbítero e religioso franciscano, primeiro santo nascido no Brasil. Ao seu lado, um outro testemunho admirável de consagrada é Santa Paulina, fundadora das Irmãzinhas da Imaculada Conceição. Teria muitos outros exemplos para citar. Que todos eles vos sirvam de estímulo para viverdes uma consagração total. Deus vos abençoe!"

Oração do Rosário

Bento 16 chegou à basílica por volta das 18h06 e foi recebido com música e aplausos do público. O sumo pontífice foi saudado no início da cerimônia pelo arcebispo de Aparecida, d. Raymundo Damaceno.

"Sua presença na basílica tem uma dimensão nacional. Nós o recebemos com alegria em nome de nossa diocese", disse o arcebispo em seu discurso de boas-vindas. "Seja bem-vindo, que a senhora Aparecida lhe guie os passos em nossa terra', disse d. Raymundo.

Dentro da basílica, cerca de 35 mil pessoas acompanharam o papa na recitação do Rosário (terço).

A entrada da basílica foi fechada ao público por volta das 16h45, de acordo com o Cosi (Centro de Operações de Segurança Integrada).

No entanto, os romeiros que não conseguiram entrar puderam assistir às orações do lado de fora da basílica por um telão. De acordo com o Cosi, ao menos 5.000 fiéis já se aglomeram do lado externo da catedral.

De acordo com o Cosi, a coordenação do santuário optou por fechar os acessos da basílica para evitar que o local recebesse, durante o terço, mais romeiros do que pode comportar. Por medida de segurança, médicos circularão entre os fiéis durante as orações--alguns chegaram pela manhã na basílica.

Acompanhe a visita em tempo real na Folha Online.

Leia mais
  • Papa visita hoje fazenda de reabilitação em Guaratinguetá
  • Fiéis devem usar protetor solar, roupas leves e tomar muita água em Aparecida
  • Aparecida recebe papa com multidão nas ruas e lei seca
  • Livros contam história de frei Galvão, Nossa Senhora e outros santos
  • Confira a agenda do papa Bento 16 no Brasil

    Especial
  • Leia mais sobre a visita de Bento 16
  • Leia cobertura completa da visita do papa ao Brasil
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página