Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
13/05/2007 - 09h09

Passagem de 30 segundos do papa Bento 16 frustra fiéis em Potim

Publicidade

THARSILA PRATES
do Agora

Cinco horas de espera sob sol forte e não deu para ver quase nada. Foi assim a passagem do papa Bento 16 por Potim (170 km a nordeste de São Paulo), cidade de 17 mil habitantes, vizinha à Aparecida, no início da tarde de ontem. Muitos dos 2.000 potinenses que foram à praça Francisco de Assis Galvão, nem conseguiram ver o pontífice, que passou em um carro de vidros escuros.

A dona-de-casa Ana Maria de Jesus, 82, chegou às 9h30, na esperança de ver Bento 16. Não conseguiu. "Vi só o carro, mas não deu para ver o papa", contou. Apesar disso, ela disse que valeu a pena. "Fico contente por ele ter abençoado a cidade."

Nos 30 segundos da passagem da comitiva pela praça, foi possível ver que Bento 16 acenou para a população, de dentro do carro. Eram 13h e ele voltava da visita que fez à Fazenda da Esperança.

"Não gostei", afirmou, rindo, a dona-de-casa Maria Inês Santos, 53. Depois, logo corrigiu: "Gostei, sim. Foi rápido, mas a presença dele é importante para a cidade".

O prefeito Gilberto do Carmo (PTB), que até o último minuto acreditava que o papa poderia descer inclusive do veículo para saudar o povo, disse que faltou sensibilidade da comitiva do pontífice e dos responsáveis pela segurança. "Passou muito rápido, mas valeu pela bênção."

Já a dona-de-casa Maria Aparecida Pereira, 50 anos, esperava ver Bento 16 no papamóvel, mas afirmou estar satisfeita após a passagem do papa pela cidade. "Foi rápido, mas tudo que é bom dura pouco, né?", afirmou ela.

Enquanto aguardavam o papa, os potinenses fizeram festa na praça, com música, bandeirinhas e cartazes. "Aqui é o lugar mais animado da região", disse o estudante carioca Victor Travancas, 25. Ele, a namorada e a mãe dela chegaram ontem, no início da manhã, do Rio de Janeiro sem reservas em hotel. "Vamos dormir no carro, se for preciso", afirmou Maria Auxiliadora Ribeiro, 51.

Já um grupo de paraguaios está em São Paulo desde a última segunda-feira e só vai embora hoje. "Representamos a Pastoral da Juventude do Paraguai e estamos aqui para escutar a palavra do papa", falou o estudante Bruno Acosta, 19 anos.

Acompanhe ao vivo a visita do papa Bento 16 ao Brasil em tempo real na Folha Online.

Leia mais
  • Papa abre conferência de bispos em Aparecida e encerra viagem ao Brasil
  • 75 mil esperam pelo papa Bento 16 no santuário de Aparecida
  • Papa é ovacionado na primeira celebração na basílica de Aparecida
  • Livros contam história de frei Galvão, Nossa Senhora e outros santos
  • Confira a agenda do papa Bento 16 no Brasil

    Especial
  • Leia mais sobre a visita de Bento 16
  • Leia cobertura completa da visita do papa ao Brasil
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página