Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
13/05/2007 - 11h54

Papa lembra abolição e marcha contra a fome em Aparecida

Publicidade

da Folha Online

Diante de dezenas de milhares fiéis, em Aparecida (67 km a nordeste de São Paulo), o papa Bento 16 lembrou a aprovação da Lei Áurea, que faz aniversário neste domingo (13). A abolição oficial da escravatura no Brasil ocorreu em 13 de maio de 1888.

O sumo pontífice fez a homenagem antes da recitação dominical de Regina Coeli, que neste período litúrgico substitui o ângelus.

"Nossas preces vão dirigidas também à comunidade afro-brasileira que comemora neste domingo a abolição da escravatura no Brasil", disse Bento 16.

"Saúdo com muito afeto a todos vós que viestes dos quatro cantos do Brasil, da América Latina e do Caribe, bem como aos que me escutam pela rádio ou pela televisão", afirmou, em três línguas diferentes, além do português.

O papa lembrou ainda da "marcha contra a fome" promovida pelo Programa Alimentar Mundial, da ONU (Organização das Nações Unidas). "Penso especialmente naqueles irmãos e irmãs que padecem a fome."

O compromisso em Aparecida encerra a agenda oficial da viagem de cinco dias do papa ao Brasil --iniciada na última quarta-feira.

Ontem, Bento 16 foi ovacionado pelos cerca de 35 mil fiéis que participaram da oração do Rosário realizada no santuário nacional de Nossa Senhora Aparecida.

Por várias vezes o sumo pontífice teve que interromper a leitura de seu discurso em razão dos aplausos, assobios e gritos de "papa, eu te amo".

Leia mais
  • Papa abre conferência de bispos em Aparecida e encerra viagem ao Brasil
  • Com fome e calor, féis passam por atendimento médico em Aparecida
  • Papa é ovacionado na primeira celebração na basílica de Aparecida
  • Em vigília, chilenos acampam em frente à basílica e cantam para saudar o papa
  • Livros contam história de frei Galvão, Nossa Senhora e outros santos

    Especial
  • Leia mais sobre a visita de Bento 16
  • Leia cobertura completa da visita do papa ao Brasil
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página