Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
25/05/2007 - 15h16

Presidente Lula diz que Brasil não tem vocação imperialista

Publicidade

da Folha Online

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou nesta sexta-feira, durante audiência com embaixadores africanos, que o Brasil não tem vocação imperialista.

"Um país [o Brasil] que tem, em tudo que nós olharmos, a cara da África, a alegria do nosso povo, a música brasileira, o carnaval brasileiro, a religião brasileira. Tudo que a gente olha tem um toque africano. E que país do mundo, então, poderia ter essa vocação de se aproximar da África mais do que o Brasil? Nenhum. Até porque o Brasil não tem vocação imperialista. E o Brasil não quer ter vocação hegemonista, o Brasil quer ter vocação de parceria, construir junto aquilo que precisa ser construído", afirmou.

Lula disse ainda que tem alguns sonhos com a África, que não foram construídos ainda. "Por exemplo, desde 2003 eu fico pensando em construir uma universidade em que a gente possa ter, aqui, os africanos, os latino-americanos e os brasileiros, como se fosse uma espécie de universidade de integração dos povos do continente africano e da América do Sul."

Para o presidente, o Brasil, como o país que tem uma economia maior, tem que ter atitudes mais ousadas para que a vontade política da integração se concretize definitivamente. "Nos próximos dias estarei fazendo uma reunião aqui com as empresas de aviação brasileira para que comecem a pensar em linhas de integração com o continente africano. Porque, se não for assim, nós teremos muito mais trabalho e a integração será muito mais difícil."

"Nós queremos que um dia todos os países africanos tenham embaixada no Brasil, como nós queremos, um dia --que não estará muito longe-- ter embaixadas em todos os países africanos. Mas, mais do que termos embaixadas, é preciso que a gente tenha meios concretos de contribuição para que o Brasil e os países africanos, a América do Sul e o continente africano, possam crescer de forma harmônica, de forma que as parcerias sejam construídas de acordo com a vontade dos povos africanos e do povo latino-americano", reiterou.

Leia mais
  • Lula diz que Brasil vive momento "extraordinário" de crescimento
  • Lula leva apenas "espelhinhos" ao Paraguai, diz jornal
  • No Paraguai, Lula é atacado por jornal local
  • Lula chega a Assunção para primeira visita oficial ao Paraguai

    Especial
  • Leia cobertura completa sobre o segundo mandato de Lula
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página