Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
23/10/2000 - 19h53

Radialista patrocina nova eleição para prefeito no Ceará

Publicidade

KAMILA FERNANDES
da Agência Folha, em Fortaleza

Os 20 mil eleitores de Massapê (CE) estão tendo a oportunidade de votar novamente. Uma urna comum foi colocada ontem em uma escola no centro da cidade para que a votação do primeiro turno fosse refeita. O TRE não sabe dessa nova eleição.

Quem está organizando essa segunda votação é o radialista José Francisco Mendes Cavalcante, irmão do procurador-geral da República do Ceará, Gerim Cavalcante.

José Francisco é ligado ao candidato derrotado na cidade, Jacques Albuquerque (PPS), que perdeu por uma diferença de apenas 275 votos para o atual prefeito, Nilson Frota (PSDB).

Pelo programa de rádio, José Francisco chama os eleitores para que compareçam à urna com o título de eleitor na mão. "Anotamos o número do título e tudo. É uma coisa muito séria", afirmou o radialista.

Ele diz que essa nova eleição irá provar que houve fraude no primeiro turno. "Vai ter muito mais votos para o Jacques do que para o prefeito", disse. "É uma forma de mostrar solidariedade ao derrotado."

Ao chegar na escola Temerval Carneiro, o morador de Massapê _município a 252 km de Fortaleza_, com o título, assina uma ficha de cadastro. Um mesário anota o número do título do eleitor, que vota em uma cédula comum.

O que será feito com esses votos e com o número do título de eleitor de cada pessoa que for votar, José Francisco não explica. "Não vou dizer porque estamos pegando o número do título. Não vou falar", e desligou o telefone.

O cartório eleitoral informou não ter nenhuma participação nessa eleição. Na própria rádio onde José Francisco trabalha, a Líder FM, uma rádio pirata, ninguém soube explicar o que será feito com a nova votação.

Os eleitores terão até amanhã para comparecerem à urna. Como não é oficial, a votação não é obrigatória. Na prefeitura, ainda não foi tomada uma decisão sobre o caso.

  • Leia mais no especial Eleições Online.

    Confira pesquisas eleitorais do Datafolha

    Clique aqui para ler mais sobre política na Folha Online.
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página