Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
25/10/2000 - 16h23

PT amplia vantagem e deve fazer, de novo, o prefeito de Porto Alegre

Publicidade

CAMILO TOSCANO
da Folha Online

O candidato petista à Prefeitura de Porto Alegre, Tarso Genro, ampliou ainda mais a diferença que tinha sobre seu adversário no segundo turno, Alceu Collares (PDT), segundo a pesquisa Datafolha realizada na terça (24). Agora a distância entre os dois é de 29 pontos percentuais, a maior desde o começo do segundo turno.

Os dados da pesquisam revelam um aumento de três pontos na diferença entre os dois. Genro aparece com 58% das intenções de voto, dois pontos percentuais a mais do que no levantamento anterior, e Collares conta com 29%, um ponto a menos do que na última pesquisa.

Os eleitores que não souberam dizer em quem irão votar somam 6% e os que pretendem votar em branco ou nulo são 7%. O Datafolha entrevistou 1.080 potenciais eleitores e a margem de erro da pesquisa é de três pontos percentuais.

Outros candidatos
Apesar de estar com larga vantagem sobre seu adversário, Genro não conseguiu o apoio dos eleitores que declararam ter votado nos demais candidatos que concorreram ao primeiro turno. Entre os eleitores de Yeda Crusius (PSDB), o petista tem a intenção de voto declarada de 36% dos entrevistados contra 38% do pedetista. Dos que disseram ter votado em Germano Bonow (PFL), 20% pretendem votar em Genro e 41% em Collares. O mesmo acontece com os eleitores de César Busatto (PMDB): 20% disseram que iriam votar em Genro e 48% em Collares.

Esses eleitores somaram quase 29% do eleitorado no primeiro turno, sendo que a maior parte votou em Crusius (15,54%). Bonow teve 6,87% do total de votos válidos e Busatto, 6,44%.

Debate
O debate de segunda-feira (23), transmitido pela TV Pampa, não foi assistido pela maioria dos entrevistados (60%). Dos 40% que acompanharam o encontro dos dois candidatos, apenas 16% assistiram por completo e 24% viram parte do dabate.

Dentre os que assistiram o encontro, Genro saiu-se melhor para 62% e Collares saiu vitorioso do debate para 19% dos entrevistados.


Veja mais pesquisas na página do Datafolha na Folha Online

  • Leia mais no especial Eleições Online.

    Clique aqui para ler mais sobre política na Folha Online.
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página