Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
25/10/2000 - 20h56

Maluf divulga apoio de grupo do PMDB à sua candidatura

Publicidade

da Folha Online

O candidato Paulo Maluf (PPB) divulgou que receberá amanhã (26), às 14h30, o apoio de um grupo de 21 presidentes de diretórios municipais do PMDB paulistano. O encontro estava marcado para esta quarta-feira, mas foi adiado na última hora pelo pepebista.

Segundo o vereador Milton Leite, presidente do diretório municipal do PMDB, o partido desconhece a articulação de um grupo dentro do partido que estaria se preparando para apoiar Maluf. Ele afirmou que irá dissolver o diretório que declarar apoio ao pepebista e expulsar do partido o dissidente.

"O PMDB apóia a candidata Marta Suplicy (PT) e está pedindo votos para ela. Quem desobedecer a decisão do partido será expulso", disse Leite. "O partido tem comando e negou apoio a Maluf."

O diretório municipal do PT decidiu, na semana seguinte ao primeiro turno, declarar apoio a Marta e teve o apoio do ex-governador Orestes Quércia, líder do partido no Estado.

Segundo o vereador, a divulgação do apoio de parte do PMDB pode ser uma jogada do pepebista que está isolado politicamente neste segundo turno.

Maluf teve apenas a declaração de apoio do presidente nacional do PFL, Jorge Bornhausen, que, contrariando posição de neutralidade do partido, disse que estava apoiando o pepebista.

Renovação peemidebista

No primeiro turno, o PMDB sofreu um racha entre seus militantes. Um grupo de 37 integrantes de diretórios municipais, que se intitula "Renovação com Unidade", rompeu com o partido e assinou um manifesto apoiando José de Abreu, candidato a prefeitura pelo PTN. Eles não aceitaram a coligação feita pelo partido em torno da candidatura do senador Romeu Tuma (PFL).

O grupo Renovação com Unidade nega que esteja dando apoio a Maluf e disse desconhecer quais presidentes de zonais estariam planejando o apoio. "Queremos a renovação do partido, apoiar Maluf não seria o caminho para isso", disse Arlon Viana, um dos representantes do grupo.

Veja mais pesquisas na página do Datafolha na Folha Online

  • Leia mais no especial Eleições Online.

    Clique aqui para ler mais sobre política na Folha Online.
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página