Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
26/10/2000 - 16h20

Itamaraty divulga nota sobre situação política no Peru

Publicidade

do FolhaNews

O Itamaraty divulgou nesta tarde um comunicado conjunto dos países do Mercosul, Bolívia e Chile, sobre a situação política no Peru.

"Os Estados Membros do Mercosul vêm acompanhando com grande preocupação os mais recentes desdobramentos da situação no Peru (...) e condenam veementemente qualquer intento de interromper esse processo pela força e advertem que qualquer ação que atente contra as instituições democráticas e o Estado de Direito no Peru merecerá o mais firme repúdio do Mercosul, dos Estados que o integram e dos países associados."

O presidente do Peru, Alberto Fujimori, ordenou ontem a captura de seu ex-braço direito Vladimiro Montesinos, após reunir-se com o secretário-geral da OEA, César Gaviria. O ex-chefe informal do SIN retornou ao Peru na segunda, após quase um mês no Panamá, onde buscava asilo político.

Durante seu encontro com Gaviria, Fujimori garantiu que fará uma transição "pacífica e ordenada".

A missão da OEA no país fiscaliza o processo de reformas democráticas acertado após a reeleição de Fujimori para seu terceiro mandato consecutivo, cuja legalidade foi contestada pela oposição e pela própria OEA.

O comunicado do Itamaraty reitera a confiança no papel que a OEA vem desempenhando e recorda que a plena vigência do regime democrático e das instituições do Estado de Direito são condições essenciais para a convivência harmoniosa e o desenvolvimento das nações do hemisfério.

"Nesse espírito, reafirmam sua determinação de continuar a colaborar com todos os segmentos representativos do povo peruano e com a OEA para assegurar que, dentro dos prazos consensuados, se estabeleçam novas bases para a evolução política do país, em clima de paz e tranquilidade."

(Claudio Feustel)

Clique aqui para ler mais sobre política na Folha Online.

Leia mais notícias internacionais na Folha Online


 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página