Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
27/10/2000 - 04h27

Itamar anuncia apoio a Célio de Castro e vai participar de propaganda

Publicidade

da Agência Folha, em Belo Horizonte

Itamar Franco (sem partido) rompeu a neutralidade e manifestou o seu apoio à reeleição do prefeito Célio de Castro (PSB), que tem como adversário o deputado estadual João Leite, do PSDB, principal rival no
Estado do governador mineiro.

Itamar gravaria uma declaração na quinta para os programas do candidato do PSB, que vão ao ar nesta sexta, último dia da campanha eleitoral.

O anúncio foi feito na quarta por Célio, ao deixar o Palácio da Liberdade, sede do governo mineiro, acompanhado do governador de Alagoas, Ronaldo Lessa, do mesmo partido do prefeito. O PSB tenta atrair Itamar para a legenda, e um novo convite deverá ser feito segunda pelo ex-governador Miguel Arraes (PE).

"O apoio do governador está baseado na identidade de princípios, de propósitos e da luta de ambos contra os desmandos, os descalabros e a devastação social provocados pelo governo FHC", disse Célio, para quem "agora há uma unidade de todas as forças progressistas".

O candidato do PSB tem se mantido em primeiro lugar na disputa eleitoral desde o início da campanha. Segundo o Datafolha, ele tem 49% das intenções de voto, contra 37% do tucano.

O PSDB, por sua vez, vai reforçar a campanha de Leite exibindo no horário eleitoral de hoje um pronunciamento do governador de São Paulo, Mário Covas. Com isso, quer mostrar a "contradição" de Célio, que tem batido sempre no PSDB.

Os tucanos dirão que o apoio do PSDB paulista à petista Marta Suplicy, candidata à Prefeitura de São Paulo, é bem-vindo, mas que não serve em Belo Horizonte. Vão dizer que o discurso usado por Célio e o PT, com o qual está coligado, é vazio.

Os tucanos também vão reforçar essa esta estratégia citando a prefeita de Maceió (AL), Kátia Born, que é do mesmo partido de Célio. Born, que tenta a reeleição tendo como vice um tucano, afirma que o sucesso da sua gestão depende da ajuda do governo federal.

  • Leia mais no especial Eleições Online.

    Clique aqui para ler mais sobre política na Folha Online.
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página