Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
28/10/2000 - 22h08

Collares tenta recuperar prestígio do PDT gaúcho

Publicidade

da Agência Folha

O candidato do PDT à Prefeitura de Porto Alegre, Alceu Collares, 73, tem como pano de fundo da campanha a promoção de mudanças radicais no seu partido e a recuperação de um prestígio político que, historicamente, já foi maior.

Sua atual coligação com o PTB, se depender dele, será a semente de uma unificação.

Apesar de ter sido eleito deputado federal em 1998, Collares amargava uma forte perda de prestígio político até entrar na atual disputa eleitoral e assegurar a participação no segundo turno com 20,07% dos votos (157.015).

Ex-prefeito de Porto Alegre (86 a 89) _governador do Rio Grande do Sul (91 a 94) e deputado premiado pela qualidade do trabalho em mais de uma legislatura_, o pedetista, em 98, foi o 31º deputado eleito do Estado, em uma bancada de 31 parlamentares.

Nas prévias para a atual candidatura, Collares derrotou o presidente municipal do partido, o deputado estadual Vieira da Cunha. A disputa entre os dois foi recheada de acusações entre os pedetistas que defendiam a formação de uma aliança de esquerda com o PT e os que se opunham a ela.

Collares integra o segundo grupo. Muitos dos que integravam o outro resolveram deixar o partido por discordar da sua candidatura, que reuniu partidos como o PPB, o PFL, o PSDB e o PMDB no segundo turno.

Mais de 90 pedetistas, entre eles alguns trabalhistas históricos, deixaram o partido e assumiram o apoio a Tarso Genro (PT), o oponente de Collares.

Outro rescaldo da candidatura de Collares foi a ruptura da aliança entre o PT e o PDT na sustentação política ao governo do petista Olívio Dutra.

Natural de Bagé (RS) e casado com Neusa Canabarro (secretária da Educação em seu governo), começou sua carreira política como vereador de Porto Alegre em 1964. Depois, reelegeu-se (68), tornou-se deputado federal (70) pelo MDB, cargo para o qual foi reeleito pelo mesmo partido em 74 e 78.

Caso seja eleito, ele tem, entre outros projetos, a intenção de criar uma guarda municipal.

Confira pesquisas eleitorais do Datafolha

  • Leia mais no especial Eleições Online.

    Clique aqui para ler mais sobre política na Folha Online.
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página