Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
02/08/2002 - 14h23

Transplante de medula é tema de conferência na Unifesp

da Folha de S.Paulo

A Unifesp (Universidade Federal de São Paulo/Escola Paulista de Medicina), promove na quinta-feira, dia 15 de agosto, uma conferência sobre transplante de medula óssea no Brasil.

O evento, que faz parte da série "Conferências sobre o Estado da Arte", será comandado por Ricardo Pasquini, professor das disciplinas de oncologia e hematologia da UFPR (Universidade Federal do Paraná).

Pasquini foi um dos primeiros médicos a realizar estudos sobre o tema no Brasil, e ajudou a implantar a unidade de transplante de medula óssea do Hospital de Clínicas da UFPR, em 1979.

A conferência, cujo início está previsto para as 12h, é aberta ao público e não tem taxa de participação. Depois, a partir das 16h, Pasquini participará de uma discussão sobre como o transplante de medula pode salvar vidas.

A medula óssea é o local em que o sangue é produzido, e o câncer que a afeta é denominado leucemia, cujo tratamento mais eficaz é o transplante.

Na medula também estão localizadas células-tronco, que, de acordo com descobertas recentes, são capazes de se transformar em qualquer tipo de tecido, bem como células embrionárias dos primeiros dias de gestação. Devido à capacidade de diferenciação, as células-tronco podem ser a resposta para enfermidades degenerativas ou difíceis de curar.

SAIBA MAIS
Quando: 15 de agosto, às 12h. Onde: Unifesp - Teatro Marcos Lindenberg; r. Botucatu, 862, São Paulo (próximo à estação Santa Cruz do metrô). Mais informações: tel.0/xx/11/5572-4711, ramal 24.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página