Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
02/09/2003 - 16h32

OMS alerta para aparecimento de nova epidemia de Sars

Publicidade

da France Presse, em Genebra (Suíça)

A Organização Mundial da Saúde (OMS) alertou hoje para o aparecimento de uma nova epidemia de Sars (Síndrome Respiratória Aguda Grave) nos próximos meses, enquanto o inverno se aproxima nos países do hemisfério Norte.

De sua sede em Genebra (Suíça), a OMS também demandou uma campanha mundial de vacinação contra a gripe --cujos sintomas iniciais se parecem com os da Sars-- para facilitar a detecção de uma nova epidemia da pneumonia.

"Enquanto a corrente humana da transmissão da Sars foi interrompida, muitos especialistas estão preocupados com a possibilidade de a Sars ser uma doença sazonal que pode voltar nos próximos meses, quase um ano depois de seu primeiro aparecimento, na China", informou a OMS em uma declaração.

A rápida disseminação do vírus da doença atingiu países asiáticos e a cidade de Toronto, no Canadá, no início do ano, matando centenas de pessoas e provocando perdas significativas em setores-chave da economia, como viagens e turismo.

Segundo a OMS, a vacinação contra a gripe não dará nenhuma proteção direta contra a Sars, mas "pode reduzir o número de casos de pneumonia causados por gripe que podem aumentar as suspeitas de Sars".

"Diminuir o número de casos de pneumonia, através da vacinação contra a gripe, pode ajudar na identificação precoce de uma real epidemia de Sars", prosseguiu.

Apenas 250 mil pessoas são vacinadas contra a gripe a cada ano e até 500 mil morrem no mesmo período em consequência da doença.

Especial
  • Saiba tudo sobre a Sars
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página