Saltar para o conteúdo principal

Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
26/09/2003 - 15h01

Hubble descobre duas pequenas luas ao redor de Urano

da Folha Online

Astrônomos descobriram duas das menores luas já vistas ao redor de Urano, o sétimo planeta do sistema solar a partir do Sol. Os satélites naturais, encontrados pelo telescópio espacial Hubble, têm 12 quilômetros e 16 quilômetros de diâmetro e são os primeiros descobertos a partir da Terra em mais de 50 anos.

As duas luas são tão pequenas que passaram despercebidas pela Voyager 2, nave que detectou dez pequenos satélites quando passou pelo planeta em 1986. Elas orbitam próximo às cinco maiores luas de Urano, que têm centenas de quilômetros de diâmetro.

A União Astronômica Internacional revela hoje a descoberta. O Hubble também ajudou os astrônomos a confirmar a existência de outra pequena lua, detectada em fotos feitas pela Voyager.

Em órbita

As novas luas foram batizadas temporariamente de S/2003 U 1 e S/2003 U 2, até que a entidade aprove formalmente a descoberta.

A primeira é a maior delas, com 16 quilômetros de diâmetro. Ela orbita entre os satélites Puck --o maior detectado pela Voyager-- e Miranda. a S/2003 U 1 está a 97 mil quilômetros da superfície do planeta, e leva 22 horas e 9 minutos para dar a volta em Urano.

A menor lua já encontrada no planeta é a S/2003 U 2, com 12 quilômetros de diâmetro. Ela está a apenas 74 mil quilômetros da superfície do planeta, e sua translação ao redor dele leva 14 horas e 50 minutos. Ela orbita em um verdadeiro "campo lunar" uraniano, habitado por outras 11 luas, todas descobertas pela Voyager.